Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Caruaru ganha Centro de Conciliação

O Fórum Trabalhista de Caruaru agora tem uma estrutura voltada especificamente para o acordo entre as partes. Na manhã desta sexta-feira (21), foi inaugurado o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) da cidade. Este é o oitavo Cejusc da estrutura conciliatória do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6).

Com transmissão ao vivo pelo canal do TRT6 no YouTube, a solenidade foi restrita por conta do isolamento social imposto pelo combate ao coronavírus. Na cerimônia, a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Caruaru, Regina Maura Maciel, que será a coordenadora do Centro, destacou o espírito destes equipamentos: “Os Cejuscs têm como desafio desconstruir a cultura do litígio por meio de práticas restaurativas, tais como a comunicação não violenta e o emprego de técnicas colaborativas. O compromisso é de não litigância, transparência nas negociações, respeito às individualidades e auxílio às partes na busca de uma solução equilibrada para as suas demandas.”

Já a desembargadora Nise Pedroso, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), enalteceu o envolvimento das partes no processo de conciliação. "A mentalidade de litigiosidade passa por transformações. E o cidadão já percebe que uma conciliação soluciona não só um processo, mas um conflito, na medida que as próprias partes trazem a solução. A solução para o problema que se discute, culminando por colaborarem na pacificação social tão desejada”, disse ela.

Além das duas magistradas, compuseram ainda o dispositivo de honra a presidente do TRT6, desembargadora Maria Clara Saboya, o corregedor do Tribunal, Ruy Salathiel, a Procuradora-chefe do MPT6, Ana Carolina Ribemboim, a presidente da Amatra6, juíza Laura Botelho, e o presidente da seccional da OAB em Caruaru, o advogado Fernando Júnior.

O Cejusc Caruaru conta ainda com uma coordenadora substituta, a juíza Katia Keitiane da Rocha Porter, titular da 3ª VT da cidade.

Veja como foi a transmissão no canal do TRT6 no YouTube.

Conciliação

Os Cejuscs são estruturas que têm o objetivo de incentivar, promover, sistematizar e realizar as atividades de intuito conciliatório. A conciliação qualificada, promovida por equipe com preparo especializado, busca a pacificação social, promovendo o entendimento entre as partes. Isso desafoga a quantidade de processos no Judiciário e traz maior eficácia na solução de litígios, uma vez que a solução é construída conjuntamente.

Acesse trt6.jus.br/portal/quero-conciliar e saiba mais.

Confira álbum de fotos da inauguração

--------

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Léo machado / Foto: Elysangela Freitas