Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Cursos do Dia Mundial do Meio Ambiente

Ilustração de uma árvore e texto - Use seu poder para fazer a diferença

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Comitê Ecos Pernambuco oferece seis cursos gratuitos: Compostagem Caseira e Biofertilizantes; Descarte de Medicamentos e Resíduos de Saúde Domiciliares; Gerenciamento de Resíduos Recicláveis em Instituições Públicas e Privadas; Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos; Protocolos de Segurança Sanitária e Ambiental contra a COVID-19 e Estratégias e Indicadores de Sustentabilidade. Todas as capacitações são on-line, assíncronas (podem ser feitas a qualquer hora até 25 de junho) e conferem certificado de participação, com 20 horas de carga horária por curso.

Os eventos estão disponíveis para o público interno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), bem como para o público externo. Os/as interessados/as devem fazer a inscrição preenchendo o formulário eletrônico até 9 de junho.

Comitê Ecos de Pernambuco: É uma rede de sustentabilidade formada por instituições públicas de Pernambuco que têm como objetivo central estimular e desenvolver ações compartilhadas na área de sustentabilidade.

Iniciado em 2014 com apenas cinco instituições, hoje conta com um total de onze: TRT6, Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5), Advocacia Geral da União (AGU), Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT6), Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e Procuradoria da República em Pernambuco (PRPE).  

Serviço:

Cursos da Semana do Meio Ambiente – on-line e assíncronos

Inscrições até 9 de junho em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRAiDhtPyKrDkMD1z85zm2lrqjvpl7NdyjDFo1iiN_te2jNg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628

Conclusão dos cursos até 25 de junho

Cursos

Curso 1: Compostagem Caseira e Biofertilizantes

Facilitadores/as: Prof. Dr. Bruno Rafael Rodrigues, Profa. Dra. Liliana Andrea dos Santos

Ementa: O curso abordará a situação de resíduos sólidos urbanos no Brasil e a importância da compostagem como ferramenta para destinação dos resíduos orgânicos. Serão vistos os principais tipos de compostagem, os parâmetros que influenciam o processo e sua qualidade, as etapas para construção de uma composteiras doméstica, os principais problemas e a ação/utilização dos fertilizantes oriundos do processo.

Objetivos: Discutir a problemática dos resíduos domésticos orgânicos e apontar soluções fáceis e operacionais para a diminuição da destinação inadequada destes por meio da compostagem caseira.

Conteúdo programático:

  1. Informações técnicas sobre compostagem: noções gerais, Dra. Liliana Santos
  2. Situação de Resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil;
  3. Destinação final os RSU, composição gravimétrica, gestão de resíduos, coleta RSU;
  4. Conceito de compostagem;
  5. Principais parâmetros que influenciam no processo de compostagem;
  6. Qualidade do composto orgânico;
  7. Tipos de compostagem (caseira, pequena escala, industrial);
  8. Vantagens do processo de compostagem;
  9. Compostagem doméstica e utilização dos biofertilizantes Dr. Bruno Rodrigues
  10. Métodos de compostagem doméstica mais utilizados
  11. Montagem de uma composteiras doméstica
  12. Principais problemas durante o processo de compostagem
  13. Ação e utilização dos biofertilizantes

Curso 2: Descarte de Medicamentos e Resíduos de Saúde Domiciliares

Facilitadores/as: M.Sc. Eng. Natália Santana; Thalícia Almeida; Leonardo César da Silva; Bruno Luz e Guilherme Soares

Ementa: É comum pensar que os Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) são gerados apenas em grandes ou pequenos estabelecimentos, mas na verdade, estes também podem ser gerados em residências. Um exemplo disso são os medicamentos, que quando em desuso, viram um resíduo. Frequentemente este tipo de resíduo domiciliar é descartado incorretamente, resultando em impactos significativos ao meio ambiente. Com isso, o curso trará uma discussão acerca dos RSS domiciliares visando melhorar as práticas de descarte e gerenciamento deste resíduo.

Objetivos: Compreender a diferença entre resíduos e rejeitos, entendendo o que de fato configura os Resíduos de Serviço de Saúde (RSS). Discutir sobre as legislações existentes que tratam dos resíduos de saúde em geral e também os domiciliares. Enfatizar a importância de gerenciar os RSS domiciliares, familiarizando-se com os tipos de tratamento existentes para este tipo de resíduo, quais etapas devem ser contempladas no gerenciamento e quais as condições mínimas de infraestrutura para uma residência.

  1. Conteúdo Programático:
  2. Definições de Resíduos, Rejeitos, Resíduos de Serviço de Saúde
  3. Legislação: Resolução Conama 358, Classificação, RDC Anvisa 222, Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305), Decreto 10.388
  4. Por que gerenciar RSS domiciliares?
  5. Tipos de tratamento
  6. Etapas do gerenciamento e abordagem de infraestrutura mínima voltada para residências

Curso 3: Gerenciamento de Resíduos Recicláveis em Instituições Públicas e Privadas

Facilitadores/as: M.Sc. Camila Tavares, pela M.Sc. Alice Albuquerque e pelo Dr. Rodrigo Cândido Passos da Silva

Ementa: A destinação dos resíduos recicláveis é desafio tanto para instituições públicas quanto privadas. Neste sentido, serão abordadas as noções preliminares do gerenciamento de resíduos recicláveis, com destaque para a geração, a segregação na fonte, o papel do/da cidadão/ã, bem como a função das associações de catadores para valorização e fortalecimento da cadeia de recicláveis.

Objetivos: Apresentar os conceitos sobre gerenciamento dos resíduos sólidos, destacar as etapas desde a geração à disposição final, a importância da implantação de rotas tecnológicas e suas vantagens, destacar as vantagens da implantação da coleta seletiva no aproveitamento dos resíduos para os/as catadores/as, centrais de triagens e as associações.

Conteúdo programático:

  1. Gerenciamento de resíduos recicláveis: noções gerais;
  2. Conceitos básicos sobre gerenciamento de resíduos;
  3. Da geração à disposição final: a importância das etapas;
  4. Rota tecnológica de resíduos recicláveis;
  5. Quais as vantagens e como aplicar o gerenciamento de resíduos recicláveis: passo a passo.
  6. O que é uma coleta seletiva
  7. Como funciona uma coleta seletiva
  8. Benefícios da coleta seletiva
  9. Inclusão de catadores/as na reciclagem dos materiais
  10. Papel do/da cidadão/ã
  11. Noções básicas sobre associações de catadores/as
  12. O papel das associações no gerenciamento dos resíduos recicláveis
  13. Logística dos resíduos em uma associação de catadores/as
  14. Casos práticos de associações de catadores/as

Curso 4: Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos

Facilitadores/as: Profa. M.Sc. Bel. Brena Maroja Torres, Eng. Amanda Tavares Mendonça

Ementa: Conceituação, caracterização e classificação de equipamentos de resíduos eletroeletrônicos. Acordos Internacionais. Políticas Públicas Nacionais. Acordo Setorial e Decreto nº 10.240 de logística reversa de produtos de eletroeletrônicos e seus componentes de uso doméstico. Rota tecnológica de resíduos de equipamentos Eletroeletrônicos (REE). Locais de descarte de equipamentos eletroeletrônicos.

Objetivos: Apresentar a problemática dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, formas de gestão e conceitos emergentes que elevem a sustentabilidade da sociedade.

Conteúdo Programático:

  1. A questão dos resíduos eletroeletrônicos
  2. Acordos Internacionais
  3. Políticas Públicas
  4. Rota tecnológica - Acordo Setorial do Sistema de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos de Uso Doméstico e seus Componentes e o Decreto nº 10240/2020
  5. Acordo Setorial do Sistema de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos de Uso Doméstico e seus Componentes
  6. Prevenções de contágio do COVID-19 em superfícies de REE.
  7. Descarte de equipamento de eletroeletrônico

Curso 5: Protocolos de Segurança Sanitária e Ambiental contra a COVID-19

Facilitadores/as: Especialista Thaísia Venância Barbosa da Silva, e pelo Mestrando Gabriel Fernandes Ângelo

Ementa: A pandemia causada pela Covid-19 alterou a rotina da sociedade e passou a exigir novos padrões de comportamentos para evitar a transmissão do vírus. Nesse sentido, o conhecimento do problema é um fator decisivo por trata-se de uma nova doença. Serão apresentados estudos de organismos internacionais e as melhores práticas visando eliminar / minimizar a contaminação pela adoção de procedimentos de segurança sanitária e ambiental

Objetivos: Discorrer sobre o surgimento da Covid-19, através da visão técnica-científica e analisar os impactos socioeconômicos e ambientais nas maiores economias mundiais. Avaliar as rotas de transmissão da doença, destacando a contaminação através dos resíduos sólidos. Analisar a importância dos documentos normativos que estabelecem critérios, parâmetros e padrões voltados ao enfrentamento da Covid-19 nas organizações.

Conteúdo programático:

  1. História da Covid-19
  2. Dinâmica da atual pandemia no mundo
  3. Impactos socioeconômicos e ambientais causados pela pandemia
  4. Resíduos Sólidos e a Covid-19
  5. O que são Protocolos no contexto da Covid e porque adotá-los nas instituições?
  6. Aspectos legais, sanitários e ambientais, abordados num protocolo visando eliminar / minimizar a transmissão da Covid-19.
  7. Protocolos e o pós-pandemia

Curso 6: Estratégias e Indicadores de Sustentabilidade

Facilitadores/as: M.Sc. Thamirys Suelle da Silva, e pelo Mestrando Flávio Leôncio Guedes

Ementa: Uma visão estratégica sobre sustentabilidade e os conceitos ambientais emergentes voltados para o desenvolvimento sustentável, contextualizando as práticas e ações táticas, por meio do Triple Bottom Line através dos objetivos do desenvolvimento sustentável e os indicadores, bem como as estratégias de sustentabilidade aplicadas no Setor Público.

Objetivos: Apresentar os conceitos de sustentabilidade e a complexidade no mundo globalizado. Desenvolver junto ao cursista o entendimento da importância da sustentabilidade na gestão. Conscientizar sobre o novo papel socioambiental quanto indivíduo e sociedade para as ações e práticas voltadas para a sustentabilidade. Conhecer os principais indicadores voltados para a promoção da sustentabilidade.

Conteúdo Programático:

  1. O que é estratégia;
  2. Conceito sobre estratégicas no contexto do Triple Bottom Line;
  3. Dificuldades e limites encontrados para desenvolver informações estratégicas;
  4. Estratégias e políticas públicas ambientais;
  5. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
  6. Conceito sobre indicadores de sustentabilidade;
  7. Como criar e quais os principais indicadores de sustentabilidade;
  8. Estratégias e Indicadores de sustentabilidade voltados para a tomada de decisão;
  9. Indicadores de sustentabilidade e os ODS;
  10. Desenvolvimento e aplicação de estratégias de indicadores: Estudos de casos.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Helen Falcão / Arte: cortesia