Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Abertura do Webinário “Diálogos entre Instituições” aborda o Direito do Trabalho em tempos de pandemia

Na tarde desta terça-feira (6), teve início o webinário Diálogos entre Instituições, evento que acontece até a quinta-feira (8), no canal do YouTube da Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6). As palestras buscam fomentar a interação entre instituições públicas e a sociedade civil, além de desenvolver o debate em torno de temas necessários à promoção da cidadania e à solução pacífica de conflitos.

Na abertura, o desembargador Valdir Carvalho, diretor da EJ6, destacou a importância dos mecanismos de diálogo. "É dever do gestor favorecer a interação entre as instituições públicas e a sociedade civil com o fito de fomentar o debate em torno de temas necessários à promoção da cidadania e solução pacífica dos conflitos. Ainda mais em tempos tão sombrios de pandemia, que a população espera do ente público uma postura ativa e consciente”, disse.

Abrindo o ciclo de palestras, o juiz do Trabalho Hugo Melo falou sobre a Pandemia como oportunidade de precarização: o Direito do Trabalho de exceção. Ele analisou as medidas tomadas pelo Governo Federal desde o início da pandemia e que afetaram o Direito do Trabalho. O magistrado foi apresentado pela coordenadora da EJ6, juíza Wiviane Souza.

As demais apresentações da programação terão sempre temáticas desenvolvidas por representantes das instituições envolvidas na iniciativa: violência e assédio no mundo do trabalho, advocacia e Justiça Trabalhista, as repercussões das redes sociais no Direito e Processo do Trabalho e os impactos da Covid-19 no trabalho feminino. Confira a programação completa ao final da matéria.

O webnário é promovido pela EJ6, Ministério Público do Trabalho (MPT6), Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP), Escola Superior da Magistratura do Trabalho (EsmatraVI) e Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra VI). Compuseram ainda o dispositivo de honra virtual a vice-presidente o TRT6, desembargadora Nise Pedroso, no exercício da Presidência, a procuradora chefe do MPT-PE, Ana Carolina Rombeboim, a presidente da Amatra6, juíza Laura Botelho, e o presidente da AATP, o advogado Leonardo Camello.

Aproveitamento - Para fins de pontuação (magistrados/as) ou adicional de qualificação (servidores/as), a carga horária somente será computada mediante registro de presença e realização da avaliação de aprendizagem, cujo formulário será disponibilizado aos/às participantes por e-mail e pelo portal da Escola (https://ensino.trt6.jus.br/ej/ (link externo)).

Certificados - Não é necessário requerer certificado para registro de Adicional de Qualificação (AQ) dos cursos promovidos pela Escola Judicial (Ejud6), já que o próprio órgão se encarrega de enviar a relação de concluintes ao Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal. O/A interessado/a pode, ainda, requerer a emissão física de certificado para finalidade diversa do AQ pelo PROAD, selecionando o assunto “Capacitação: Solicitação de Certificado de Participação em Curso/Evento”.


Serviço:

Diálogos entre Instituições: EJ6, MPT6, AATP, Esmatra 6 e Amatra VI
Data: 06, 07 e 08/07/2021
Local: Youtube www.youtube.com/user/EscolaJudicialTRT6 (link externo)


Dia 07/07 (quarta-feira)

14h30
Violências e assédios no mundo do trabalho
Docente: Melícia Carvalho Mesel (procuradora do Ministério Público do Trabalho - MPT6)
Carga horária: 1h

15h30
A participação da  advocacia na construção de uma nova Justiça do Trabalho
Docente: Cezar Britto (representante da Associação dos  Advogados  Trabalhistas de Pernambuco - AATP)
Carga horária: 1h
 

Dia 08/07 (quinta-feira)

14h30
O  impacto das redes sociais no Direito e no Processo do Trabalho
Docente: Júlio Baía (representante da Escola  de magistratura do  Trabalho Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 6ª Região - EsmatraVI)
Carga horária: 1h

15h30
A Covid-19  e os impactos no trabalho feminino
Docente: Isabele Moraes D’Angelo (representante da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região - Amatra VI)
Carga horária: 1h
 

As opiniões a serem emitidas no evento anunciado nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do/a/os/as autor/a/es/as, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Léo machado / Reprodução: Elysângela Freitas