Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Seis meses após instalação do sistema de energia solar fotovoltaica, TRT6 comemora bons resultados

Foto aérea da unidade do TRT6 em Serra Talhada. Nela aparecem os painéis de energia solar instalados

O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) instalou Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica em três unidades piloto, nas Varas de Araripina, Salgueiro e Serra Talhada e em apenas seis meses após a instalação, colhe resultados animadores, que superaram as expectativas iniciais.

O engenheiro eletrotécnico e chefe da Seção de Fiscalização e Acompanhamento de Obras (SEFAO) da Divisão de Planejamento Físico do TRT6, Durval Soares, prevê que o tempo de retorno do investimento - "pay back" -  será menor do que o estimado inicialmente. Segundo ele, “foi verificada, a partir do momento das instalações, uma redução drástica no consumo de energia elétrica conectada à rede pública, refletida nos valores das faturas mensais. As unidades de Salgueiro e Serra Talhada estão sendo faturadas apenas com a taxa mínima da concessionária. Araripina, por sua vez, apresenta valores bem reduzidos, próximos à taxa mínima.” Em apenas um semestre a economia acumulada nas três unidades foi de mais de R$ 36 mil.

Atualmente, a energia produzida pelo sistema atende à demanda de cada uma das unidades e o excedente gerado é utilizado como crédito, para utilização futura no prazo de até 60 meses. A vantagem é que esse crédito pode também ser compartilhado com outras unidades do Tribunal, até com aquelas que ainda não dispõem da instalação desse sistema.

Além da economia orçamentária, a geração de energia solar, fonte alternativa de energia renovável, protege o meio ambiente e atende a critérios de sustentabilidade. Por esta razão, a ideia é expandir esse projeto com a implantação em outras unidades do Regional, inclusive no edifício sede. 

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Fotografia: Cortesia