Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Libras em audiência na 2ª Vara do Trabalho de Caruaru

A 2ª Vara do Trabalho de Caruaru realizou, na manhã desta terça-feira (3), uma audiência que contou com a participação de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é a língua de sinais ou gestual usada por surdos brasileiros, sendo legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A audiência foi comandada pela magistrada Liliane Mendonça de Moraes Souza, e teve a participação da intérprete de Libras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rayssa Feitoza Felix dos Santos. A solicitação foi feita pela empresa reclamada, Indústria Alimentícia Pergentino Ltda.

Acessibilidade e Inclusão no TRT6 - Com o objetivo de garantir a acessibilidade e inclusão das pessoas surdas ou com deficiência auditiva à Justiça do Trabalho, o TRT 6ª Região está convocando tradutores e intérpretes de Libras a se cadastrarem para atuarem em ações trabalhistas (conforme previsto na Resolução CSJT n.º 218/2018, assim como em eventos oficiais, atos públicos, palestras, cursos, vídeos e seminários, realizados em formato presencial ou online.

Os interessados deverão estar devidamente habilitados e aprovados em curso oficial de tradução e interpretação em Libras, nos termos do Artigo 17 do Decreto n.º 5626/2005, ou serem detentores do Certificado de Proficiência em Libras (ProLibras). O sistema a ser utilizado para o cadastro é o AJ/JT (Assistência Judiciária da Justiça do Trabalho), acessível aqui. Em caso de dúvidas, a Corregedoria Regional pode ser consultada através do e-mail corregedoria[at]trt6.jus[dot]br

Capacitação - O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) está sempre atento à inclusão. Um dos exemplos são os cursos fornecidos pela Escola Judicial, o mais recente em andamento é o Libras Básico para a Justiça do Trabalho. A capacitação visa instrumentalizar servidores, magistrados e terceirizados para o atendimento de pessoas surdas, por meio do aprendizado dos princípios elementares da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com enfoque para situações de contexto no ambiente do Judiciário Trabalhista. É destinado às pessoas que não têm conhecimento em Libras, mas também podem participar interessados(as) em aprofundar conhecimentos nos sinais usados em ambientes jurídicos.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6)
Divisão de Comunicação Social

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Foto: cortesia