Publicada em 30/08/2021 às 16h38 (atualizada há 30/08/2021 - 16:38)
O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) alcançou a terceira colocação entre os TRTs no Ranking da Transparência 2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O TRT6 obteve o melhor resultado desde a criação da avaliação, chegando a 95,65%. A divulgação foi feita no último dia 24, durante a 2ª Reunião Preparatória do 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário. Esse indicador é um dos critérios utilizados para pontuação do Prêmio CNJ de Qualidade.
A presidente do TRT6, desembargadora Maria Clara Saboya, comemora a pontuação obtida. "Trabalhamos arduamente para que todos os atos praticados no âmbito desta instituição sejam de plena ciência dos jurisdicionados e da sociedade como um todo, como a transmissão das sessões no nosso canal do YouTube, por exemplo. Chegar a esse resultado nos anima para continuarmos nesse caminho", comentou.
O resultado demonstra o comprometimento do TRT6 na transparência de suas informações à sociedade. Destaca-se também a evolução obtida em relação ao ranking de 2020, quando o TRT6 ficou em 10º lugar entre os Tribunais da Justiça do Trabalho com o resultado de 85,27%. Para Elisabete Duarte, coordenadora de Gestão Estratégica do TRT6, "essa pontuação histórica é fruto de muita dedicação de várias unidades do TRT6, que se esforçam diariamente para entregar à sociedade um serviço cada vez melhor".
O RANKING - Instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, o Ranking foi criado para estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados de gestão. Ele estabelece critérios e itens que devem ser atendidos pelos tribunais para promoção da transparência e do controle social. Essa ação visa atender à Lei de Acesso à Informação (LAI), sancionada em novembro de 2011.
Em 2021, foram analisados itens como a divulgação dos objetivos estratégicos, das metas e indicadores, dos levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão, do calendário das sessões colegiadas, entre outros serviços. Por meio de um questionário eletrônico, os órgãos responderam até 83 itens a depender do segmento de Justiça, divididos em nove temas: gestão; audiências e sessões; serviços de informações ao/à cidadão/ã (SIC); tecnologia da informação e comunicação; gestão orçamentária; licitações, contratos e instrumentos de cooperação; gestão de pessoas; auditoria e prestação de contas; sustentabilidade e acessibilidade.
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Maria Eduarda Vaz | Arte: Victor Andrews