Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Centro de Inteligência já apresenta primeiras ações no TRT6

Imagem de uma pessoa em frente a um tablet e vários ícones ligados ao direito surgindo de forma virtual em frente a pessoa

Reduzir o acúmulo de processos no âmbito das Justiças Estaduais, Federais e do Trabalho. Esse é o objetivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao instituir o Centro de Inteligência do Poder Judiciário (CIPJ), que identifica e dá tratamento adequado às demandas estratégicas ou repetitivas e de massa em âmbito nacional e, dessa forma, diminui o ajuizamento de ações dessa natureza. O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) criou o Centro de Inteligência local, através do Ato Conjunto TRT6 GP-GVP 09/2021.

A primeira ação do Centro de Inteligência no TRT-PE foi a expedição do Ofício-Circular nº 01/2021 às Varas do Trabalho e aos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs), que solicitou informações a respeito de causas fabricadas (conhecidas como lides simuladas) ou demandas predatórias/agressoras, possivelmente identificadas no âmbito das suas competências. A medida atendeu a um ofício do CNJ, que noticiou no documento estar promovendo perante os tribunais brasileiros a análise do panorama atual das demandas predatórias ou fabricadas.

No Regional pernambucano, o grupo é composto pelos desembargadores integrantes da Comissão Gestora de Precedentes do Nugepenac (presidentes das Turmas), pelo juiz auxiliar da Corregedoria e pelo chefe do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes, sob a presidência da desembargadora Nise Pedroso, vice-presidente da Corte.


--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Maria Eduarda Vaz e Léo machado