Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Setembro Amarelo é tema de campanha no TRT6

A Campanha Setembro Amarelo, com início nesta quarta-feira (1º), tem como principal objetivo discutir sobre transtornos mentais e, assim, combater o suicídio em todo o país.

Para marcar este mês, a Seção de Saúde Mental do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) desenvolveu a campanha "Se avexe não, espere 5 minutinhos" e elaborou o Diário da Gratidão, um conteúdo com mensagens positivas, onde a pessoa faz anotações e escreve razões pelas quais é grato a cada dia.

Pesquisas indicam que começar e terminar o dia com sentimentos de gratidão tem um efeito benéfico no corpo e na mente. Uma programação foi elaborada e debaterá o tema ao longo do mês.

Para a chefe da Seção Saúde Mental do TRT-PE, Michelle Rangel, a campanha é fundamental em tempos difíceis. "Queremos orientar e dar alertas sobre os sintomas de comportamentos suicidas a todo o quadro do Tribunal para que quem esteja passando por um momento difícil saiba como se comportar e controlar as emoções", comentou. Ela frisa que o/a magistrado/a ou servidor/a que sentir necessidade, pode procurar o atendimento da Seção de Saúde Mental ou da psiquiatria do Núcleo de Saúde.

Setembro Amarelo

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A cor para representar a data foi escolhida por causa da história de Mike Emme, jovem americano, de 17 anos, que, em 1994, tirou a própria vida dirigindo seu carro Mustang 68 amarelo. Familiares espalharam fitas amarelas com mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando problema semelhante.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos, no Brasil, principalmente entre os jovens. Cerca de 97% desses casos estão relacionados a transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias. Com o objetivo de reduzir esses números, a ABP, o Centro de Valorização da Vida (CVV)  e o Conselho Federal de Medicina lançaram nacionalmente, em 2014, a campanha Setembro Amarelo.

Acesse o Diário da Gratidão, faça o download (.odt 378.31 KB) e o preencha diariamente.

Texto: Fábio Nunes

Imagem: Victor Andrews

Fonte: CVV/ABP