Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT6 inaugura nova sede do Memorial da JT em Pernambuco

O Memorial da Justiça do Trabalho em Pernambuco está de casa nova. A partir desta quarta-feira (22), ele passa a funcionar no prédio da Escola Judicial (EJ6), no bairro do Espinheiro. As novas instalações contam com acessibilidade, auditório, laboratório de informática e salas de aula. Entre o acervo disponível, a novidade fica para uma linha do tempo projetada ao longo da exposição, com fatos, processos, imagens e informações que marcam os 80 anos da Justiça do Trabalho do estado. A inauguração aconteceu em cerimônia híbrida, com transmissão ao vivo pelo Youtube do TRT6.

A mudança marca um novo momento do Memorial, que acompanha a Resolução CNJ 324/20, que instituiu as normas para Gestão Documental e da Memória do Poder Judiciário em todo o país, e as diretrizes adotadas pelo TRT6 em agosto. São iniciativas assim que eternizam a história da Justiça do Trabalho, com acervos cada vez mais preservados e interativos. 

Compuseram o dispositivo de honra a presidente do TRT6, desembargadora Maria Clara Saboya; o corregedor regional, desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura; a gestora do Núcleo de Gestão Documental e Memória do TRT6, desembargadora Eneida Melo; o diretor da Escola Judicial, desembargador Valdir de Carvalho; a procuradora-chefe do MPT6, Ana Carolina Ribemboim; e a presidente da Amatra6, juíza Laura Cavalcanti de Morais Botelho.

“A iniciativa de instalar o Memorial da Justiça do Trabalho, no âmbito da Escola Judicial, revela uma atitude de dedicação dos dirigentes do Regional, no sentido de reafirmar um dos objetivos fundamentais do memorial, que é o de guardar e conservar seus documentos, imagens e símbolos, além de outros elementos que assinalam a história do Direito do Trabalho”, destacou a desembargadora Eneida Melo, num discurso permeado pela emoção. “Pelo caráter científico das duas unidades, a reunião do Memorial e da EJ6 num único prédio é um antigo sonho”, reforçou a desembargadora, lembrando os 15 anos de existência do Fórum Nacional da Memória da JT, que teve o TRT6 como um dos seus criadores.

“Só amamos o presente, se conhecemos nosso passado. E a memória é primordial para fazermos essa viagem através do conhecimento de nosso patrimônio cultural, mostrando à sociedade o sacrifício dos juízes, servidores e advogados que, mesmo em condições precárias no passado, uniram esforços para o alcance da justiça”, destacou a presidente, Maria Clara Saboya. Também mencionou, de forma particular, sua alegria de estar inaugurando as novas instalações. “Aqui estão registrados atos e decisões de meus ascendentes, meu avô, Paulo Cabral de Mello, e minha tia, Maria de Lourdes Cabral”, assinalou a presidente, homenageando dois ex-presidentes da instituição.

Visitas Agendadas – Para o gestor do Memorial em Pernambuco, Ricardo Rezende, este é um momento de muita alegria. "Todo o processo acontece no meio da semana Primavera dos Museus, que tem como tema Perdas e Recomeços. Isso é muito significativo, pois estamos tratando isso como um novo início, com equipe mais estruturada e o aperfeiçoamento da nossa gestão documental. Nosso trabalho tem sido referência em todo o Brasil e queremos nos consolidar nessa posição. A história do TRT6 merece isso", comentou.

"No novo prédio, estamos mais próximos dos principais museus da cidade, o que nos coloca num circuito importante, além de estarmos em contato direto com o fluxo de magistrados/as e servidores/as que participam das capacitações", conclui Rezende. Os interessados em visitar o espaço podem agendar através do telefone (81) 3225-1349. Neste momento da pandemia, apenas grupos pequenos estão permitidos.


Confira o álbum com as fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/ydJNuRXotp3WxY5z7
 

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Maria Eduarda Vaz e Gutemberg Soares / Fotos: Elysangela Freitas