Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Biblioteca do TRT6 oferece acesso ao acervo de plataformas virtuais para servidores/as e magistrados/as

Desde o ano passado, a Biblioteca da Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) vem intensificando a reunião de conteúdo e firmando parcerias para oferecer a servidores/as e magistrados/as da casa acesso fácil e gratuito ao acervo de plataformas virtuais. A disponibilização visa munir o capital humano de ferramentas que auxiliem na constante atualização dos conhecimentos e consequente manutenção e aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à sociedade pelo Sexto Regional.

Os serviços estão disponibilizados na página da Biblioteca, hospedada no portal da Escola. Basta clicar no ícone “Biblioteca”. Depois, é só selecionar o conteúdo de seu interesse. Confira os  serviços oferecidos:

Biblioteca Digital Saraiva (BDS)
Importante ferramenta para o aperfeiçoamento técnico de magistrados/as e servidores/as, a BDS oferece os acervos digitais das editoras Saraiva, Érica e Benvirá, reunindo mais de 2.600 títulos, distribuídos entre as grandes áreas jurídicas, de gestão, contábil e tecnológica. Os conteúdos podem ser acessados pela plataforma digital, que é intuitiva e dispõe de ferramentas de acessibilidade. O sistema tem a possibilidade de navegação por sumário, leitura offline, filtro por categoria e ano de publicação, atualização semestral de novas edições e títulos, possibilidade de adição de anotações e marcadores de páginas, entre outras funcionalidades. Os conteúdos podem ser acessados de maneira simples. O passo a passo detalhado pode ser consultado clicando no ícone, no sítio da Biblioteca do TRT6.

PROVIEW
A Biblioteca Digital ProView foi criada para que estudantes e profissionais do direito consultem as publicações jurídicas da editora Revista dos Tribunais. Seu acervo digital reúne livros jurídicos que auxiliam a rotina acadêmica ou profissional. A plataforma está disponível para os magistrados/as e servidores/as do TRT6, acessando a Biblioteca dentro da página da Escola Judicial, sendo possível utilizá-la a partir dos computadores que estão no Tribunal, automaticamente. Para os usuários que estão externos, é necessária conexão à VPN e ao TC2 (terminal remoto).

VLEX
A vLex é uma plataforma digital especializada no tratamento da informação jurídica nacional e internacional, e oferece ampla cobertura de conteúdo, tratamento editorial de qualidade e equipe especializada em TI e conhecimento jurídico. São informações multidisciplinares de mais de 130 países, mais de sete mil títulos de livros e revistas, além de jurisprudência, legislação, notícias e outros documentos. A plataforma conta com acesso descomplicado e com um tradutor para encontrar o termo adequado para a pesquisa em mais de 10 idiomas. As coleções assinadas são a vLex Esencial e a vLex Brasil Books and Journals, que juntas reúnem todo o conteúdo nacional da plataforma. O acesso a partir dos computadores do Tribunal é realizado sem a necessidade de cadastro prévio. Para os servidores/as e magistrados/as trabalhando remotamente (incluindo os conectados à VPN), é necessário realizar cadastro prévio a partir de um computador que esteja no TRT6 e seguir um passo a passo disponível no link da Biblioteca, no site da EJ6.

JusLaboris - Biblioteca Digital da Justiça do Trabalho
A JusLaboris é uma biblioteca digital mantida pelo Tribunal Superior do Trabalho. Dissemina, entre outros conteúdos, conhecimento na área do Direito, especialmente no ramo trabalhista, observada a legislação de direitos autorais em vigor. O repositório busca oferecer um layout moderno e dinâmico, facilitando a navegação e a pesquisa nos milhares de documentos do acervo. O design responsivo auxilia a navegação por meio de dispositivos móveis, como tablets e telefones celulares.

Biblioteca Andrade Bezerra
A Biblioteca Andrade Bezerra do TRT da 6ª Região tem como missão promover o acesso às informações que atendam às necessidades de magistrados/as, servidores/as, terceirizados/as, estagiários/as e menores aprendizes, e também àquelas que sirvam de suporte às atividades administrativas do Tribunal. A plataforma é aberta ao público em geral para consultas e estudos.

Covid-19 e o  Direito do Trabalho
A plataforma colaborativa com informações dos reflexos da Covid-19 no Direito do Trabalho reunidas pela rede de bibliotecas da Justiça do Trabalho, dentre elas a Biblioteca Andrade Bezerra (TRT6), tem o intuito de reunir análises, pesquisas e observações de especialistas sobre os impactos da pandemia da Covid-19 nas relações de trabalho e no Direito Processual do Trabalho. A iniciativa atende às necessidades de informação dos usuários, oferecendo acesso a conteúdos consolidados, confiáveis e atualizados. Na plataforma, estão reunidas legislações, artigos, podcasts, e-books, webinar, lives e  infográficos. Alguns conteúdos são de livre consulta, outros têm acesso restrito – nestes casos, o usuário pode entrar em contato com a Biblioteca por e-mail (biblioteca[at]trt6.jus[dot]br), para solicitar o material.

Revista Eletrônica do TRT6
A Revista Eletrônica do TRT6 é um periódico científico, divulgado exclusivamente por meio eletrônico, e acessível pelo sítio eletrônico da Escola Judicial e pelo portal do Tribunal http://www.trt6.jus.br/portal/. Com acesso digital, o manuseio da revista fica mais fácil e rápido, podendo ser realizado nos computadores de trabalho, além dos equipamentos pessoais como notebooks, tablets e smartphones. A publicação tem periodicidade semestral e será registrada junto ao International Standard Serial Number (ISSN).

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e ilustração: Escola Judicial (EJ6)