Publicada em 28/10/2021 às 11h16 (atualizada há 28/10/2021 - 11:25)
O Núcleo de Saúde do TRT6 se vestiu de rosa, nesta quarta-feira (27), para realizar mobilizações no edifício-sede do Cais do Apolo e no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, na Imbiribeira. Promovida em parceria com o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, a ação marcou o encerramento do engajamento da instituição ao movimento conhecido como Outubro Rosa, que estimula a população sobre a importância da conscientização e combate do câncer de mama. A campanha foi apoiada pela Astra6.
Durante todo o dia, equipes do Núcleo de Saúde visitaram as unidades judiciais e administrativas, distribuindo bombons para todas as servidoras com o cartão da campanha, que nesta edição adotou o lema: “Declare seu amor por você mesma. Previna-se. Cuide-se. Celebre a vida!”. A mobilização desta quarta-feira contou com a participação da coordenadora do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do TRT6, desembargadora Ana Cláudia Petruccelli de Lima, e da chefe do Núcleo de Saúde, Semíramis Rocha. A desembargadora Dione Furtado e a coordenadora de Administração de Pessoal, Katia Barros, também apoiaram a iniciativa, confraternizando-se com a equipe reunida no hall do Núcleo de Saúde.
Campanha – Celebrado anualmente, o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. No Brasil, 22% dos casos anuais de câncer em mulheres são mamários, ficando em segundo lugar entres os mais recorrentes, atrás somente do câncer de pele não melanoma. A recomendação, adotada no Brasil desde 2015, é que a mamografia seja realizada a cada 2 anos entre os 50 e 69 anos. Também é recomendado manter hábitos saudáveis como forma de prevenção. Estima-se que por meio da alimentação e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.
Pesquisa – Quando o assunto é câncer de mama, a prevenção é fundamental. Com este objetivo, o Núcleo de Saúde e o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores elaboraram, como uma das ações do Outubro Rosa em 2021, uma breve pesquisa, com três questões referentes ao exame de mamografia, que deverá ser respondida pelas servidoras do Tribunal.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6)
Divisão de Comunicação Social
imprensa [at] trt6.jus.br ()
Texto e fotos: Gutemberg Soares