Selo 100% PJe

Outubro Rosa mobiliza Tribunal

O Núcleo de Saúde do TRT6 se vestiu de rosa, nesta quarta-feira (27), para realizar mobilizações no edifício-sede do Cais do Apolo e no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, na Imbiribeira. Promovida em parceria com o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, a ação marcou o encerramento do engajamento da instituição ao movimento conhecido como Outubro Rosa, que estimula a população sobre a importância da conscientização e combate do câncer de mama. A campanha foi apoiada pela Astra6.

Durante todo o dia, equipes do Núcleo de Saúde visitaram as unidades judiciais e administrativas, distribuindo bombons para todas as servidoras com o cartão da campanha, que nesta edição adotou o lema: “Declare seu amor por você mesma. Previna-se. Cuide-se. Celebre a vida!”. A mobilização desta quarta-feira contou com a participação da coordenadora do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do TRT6, desembargadora Ana Cláudia Petruccelli de Lima, e da chefe do Núcleo de Saúde, Semíramis Rocha. A desembargadora Dione Furtado e a coordenadora de Administração de Pessoal, Katia Barros, também apoiaram a iniciativa, confraternizando-se com a equipe reunida no hall do Núcleo de Saúde.

Campanha – Celebrado anualmente, o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. No Brasil, 22% dos casos anuais de câncer em mulheres são mamários, ficando em segundo lugar entres os mais recorrentes, atrás somente do câncer de pele não melanoma. A recomendação, adotada no Brasil desde 2015, é que a mamografia seja realizada a cada 2 anos entre os 50 e 69 anos. Também é recomendado manter hábitos saudáveis como forma de prevenção. Estima-se que por meio da alimentação e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

Pesquisa – Quando o assunto é câncer de mama, a prevenção é fundamental. Com este objetivo, o Núcleo de Saúde e o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores elaboraram, como uma das ações do Outubro Rosa em 2021, uma breve pesquisa, com três questões referentes ao exame de mamografia, que deverá ser respondida pelas servidoras do Tribunal.

Álbum de fotos

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6)
Divisão de Comunicação Social

imprensa@trt6.jus.br
Texto e fotos: Gutemberg Soares