Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição na Vara do Trabalho de Serra Talhada

Pessoas em videoconferência

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura, realizou a correição ordinária remota junto à Vara Única do Trabalho de Serra Talhada, no dia 26 de novembro. Devido à pandemia do novo coronavírus, a atividade foi efetivada de maneira telepresencial. Além do desembargador, da secretária da Corregedoria Regional, Marisa Lopes Dourado Cavalcanti Lyra, e dos/as demais servidores/as que integram a equipe de correição, também participaram da teleconferência, a juíza do trabalho titular, Ilka Eliane de Souza Tavares, o juiz do trabalho substituto no exercício da titularidade, Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima, o diretor de secretaria, Alexandre Henrique Monteiro de Melo e os/as demais servidores/as ali lotados/as.

Em comparativo com o ano anterior, a correição destacou a melhoria da Vara nos seguintes aspectos: redução do prazo médio para julgamento em 02 (dois) dias; aumento da quantidade de sentenças prolatadas em 71 (setenta e uma) e das conciliações homologadas em 21 (vinte e uma); diminuição da quantidade de processos (pendentes de solução), na fase de conhecimento, em 66 (sessenta e seis), na fase de liquidação, em 11 (onze) e, na fase de execução, em 202 (duzentos e dois) e redução do saldo remanescente em 306 (trezentos e seis) processos.

A ata de correição constatou que a unidade atingiu as metas 2, 3, 5 e 6 estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2020 (*ao final especificadas), com destaque para o alcance da META 5 (Baixar quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente), na qual atingiu 131,9% dos 100% necessários.

Ressaltou-se, ainda, a boa gestão dos processos e atos de secretaria e os seguintes prazos médios da unidade: "1- da 1ª audiência até o encerramento da instrução; 2- da conclusão até a prolação da sentença; 3- do início ao encerramento da liquidação;", todos abaixo da média do Regional e dos tribunais de médio porte, tendo o desembargador corregedor parabenizado a equipe (magistrados/as e servidores/as).

Verificou-se, também, que a Vara não possuía sentenças e/ou incidentes processuais com prazo vencido e que a juíza titular tem prolatado as sentenças de forma líquida, em ambos os ritos processuais.

Por fim, foram constatadas as seguintes boas práticas utilizadas pela Vara do Trabalho: "liberação imediata do depósito recursal após o trânsito em julgado, quando possível; liberação dos valores incontroversos; adoção de notificações automáticas, logo após a prolação do despacho; realização de audiências unas, imprimindo maior celeridade ao trâmite processual; notificação de balcão (quando atendimento presencial). No período da pandemia, as comunicações em geral estão sendo feitas por e-mail, WhatsApp, telefone e Oficial de Justiça – em casos urgentes; consulta de contas ativas das partes, via SISBAJUD, para liberação de numerário, quando a parte não informa o número de uma conta de sua titularidade, visando a transferência do seu crédito”, dentre outras.

*Metas do CNJ para 2020:

Meta 01 – Julgar mais processos que os distribuídos.

Descrição: Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 02 – Julgar processos mais antigos.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2020, 92% dos processos distribuídos até 31/12/2018, nos 1.º e 2.º graus.

Meta 03 – Estimular a conciliação.

Descrição: Manter o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação ao percentual do biênio 2017/2018.

Meta 05 – Impulsionar processos à execução.

Descrição: Baixar quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Meta 06 – Priorizar o julgamento das ações coletivas.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2020, 95% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2017 no 1.º grau e até 31/12/2018 no 2.º grau.

Meta 07 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.

Descrição: Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br