Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Escola Judicial realiza encerramento do ano letivo

Com a realização da palestra "O que é mais importante na vida?", a Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) encerrou as atividades letivas de 2021. O evento, transmitido no canal da EJ6 no YouTube, na sexta-feira (10), foi aberto pelo diretor da EJ6, desembargador Valdir Carvalho. O dirigente homenageou as vítimas da Covid-19 e fez uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas por todos/as ao longo da pandemia. Destacando ser este o último evento realizado pela EJ6 sob sua direção, fez uma avaliação positiva dos diversos eventos promovidos pela Escola ao longo do ano, destacando a aula-magna proferida em março pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lélio Bentes.

Em sua despedida, Valdir Carvalho desejou boa sorte à nova equipe diretiva que vai substitui-lo em 2022, o desembargador Eduardo Pugliesi e a desembargadora Maria do Socorro Silva Emerenciano, respectivamente, diretor e vice-diretora. O desembargador aproveitou para registrar especial agradecimento ao trabalho realizado pela juíza coordenadora-geral, Wiviane Souza, também nominando todo o corpo técnico da Escola.

Palestra – A palestrante, professora e filósofa da organização Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão, iniciou sua exposição fazendo uma abordagem instrumental sobre a importância da Filosofia para o dia a dia das pessoas. "Filósofo é todo aquele que busca esta ciência para seu crescimento pessoal", defendeu. Para a palestrante, a Filosofia tornou-se a mãe de todas as ciências justamente por trazer à tona as grandes reflexões da existência humana.

Galvão ainda constatou que, "atualmente enchemos o nosso tempo de coisas tão sem importância, que a própria mente assume o papel de descartá-las". Citando o pai da psicanálise, Carl Jung, defendeu a importância de manter "corpo e mente juntos o tempo todo". No entanto, a dispersão e superficialidades do tempo presente leva as pessoas a se distanciar desse equilíbrio. "O despertar da consciência, na atualidade, somente surge nos momentos de crises", constatou.

E para ajudar as pessoas de forma prática, nas suas rotinas, ela repassou e comentou algumas dicas filosóficas. Segundo ela, é preciso ter um propósito na vida; ter um controle sobre o tempo; querer servir ao bem; equilibrar razão e sentimentos profundos; formar o próprio caráter; ter amor ao trabalho e trabalhar para o todo; praticar a gratidão; querer aprender do/a outro/a e da vida; entre outras reflexões.


--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares