Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Equipe do Memorial realiza treinamento de preservação e conservação de acervo documental

Preservar é fundamental. Ao fundo, uma mão manipulando documentos

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos básicos de preservação do acervo, a Equipe do Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco participou, na última quarta-feira (9), de curso e oficina sobre preservação e conservação de documentos.

Preparando a equipe para a retomada do atendimento presencial, o treinamento contou com a parte teórica, em que os/as participantes - servidores/as e estagiários/as - conheceram um pouco melhor sobre o conjunto de medidas e estratégias que podem contribuir para a preservação da integridade dos documentos.

O responsável pelo treinamento, chefe da  Seção de Gestão Documental e Memória, o servidor Ricardo Resende,  abordou conhecimentos sobre fatores de deterioração dos documentos, tanto os ambientais, como temperatura e radiação da luz, quanto os biológicos, produzidos por fungos e insetos e pela ação humana, como manuseio inadequado.

Na parte prática, os/as participantes executaram técnicas de conservação, como diagnóstico, higienização, acondicionamento, plano de salvamento e emergência.

Além disso, o treinamento apresentou o Manual de Consulta do Pesquisador, capacitando a equipe para receber os/as visitantes presencialmente no Memorial, orientando-os/as como manusear a documentação histórica, como por exemplo, o uso obrigatório de luvas, que os documentos devem estar totalmente apoiados na mesa, que nunca se deve levar para a sala de pesquisa algo que possa danificar os documentos e qualquer tipo de alimento, sólidos ou líquidos. 

Mais informações pelo telefone (81) 3225-1349 ou pelo e-mail, memorial[at]trt6.jus[dot]br

Rede social: @memorialtrt6pe

--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Léo machado