Publicada em 29/03/2022 às 11h25 (atualizada há 29/03/2022 - 16:02)
Desa. Socorro Emerenciano, des. Eduardo Pugliesi e juíza Wiviane Souza
A nova diretoria da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região tomou posse nessa segunda-feira (28/3). A cerimônia aconteceu na sede da EJud-6 e instituiu o desembargador Eduardo Pugliesi como diretor e a desembargadora Socorro Emerenciano como vice-diretora. A juíza Wiviane Souza foi reconduzida ao cargo de coordenadora-geral da Escola.
A solenidade, que teve interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi marcada pela emoção e por falas de exaltação à educação. Em seu discurso, a presidente do TRT-6, desembargadora Maria Clara Saboya, falou sobre o essencial poder transformador do conhecimento e registrou a competência dos três empossados. "Tenho certeza de que o trabalho desenvolvido por eles na EJud-6 será marcante para o nosso Tribunal", comentou.
Na sequência, o novo diretor da Escola, desembargador Eduardo Pugliesi, falou da alegria que sente com a nova missão. "Para mim, esta instituição deve falar com a sociedade. Devemos, claro, ter entre os focos a capacitação dos magistrados e servidores e, por consequência, fazer com que o Tribunal seja ainda mais eficiente no futuro. Mas eu quero ir além. Precisamos promover a cidadania, manter contato com projetos sociais e mostrar que a educação ultrapassa os muros da EJud-6.", afirmou, emocionado.
O novo diretor também registrou a importância de cada um que contribui para a manutenção dos bons serviços da Escola. "É fundamental lembrar da atuação dos desembargadores Valdir Carvalho e Ivan Valença, que me antecederam e deixaram um importante legado. Além disso, menciono nominalmente cada servidor desta instituição, que se empenha diariamente pelo sucesso dos projetos idealizados." Em um dos trechos do discurso, ele leu uma mensagem enviada pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho Lélio Bentes Corrêa.
A cerimônia teve a apresentação da Orquestra de Câmara do Alto da Mina (Ocam), projeto social de iniciativa do Instituto Maestro Israel França (IMIF), que tem Acordo de Cooperação Técnica firmado com o TRT-6 e beneficia 65 jovens em situação de vulnerabilidade. Em uma das músicas do repertório, o cantor pernambucano Ed Carlos fez uma participação e executou a canção "Acauã", de Zé Dantas.
Na ocasião, também foram inauguradas a galeria de fotografias dos ex-diretores da EJud-6 e as exposições “Pinturas Afetivas”, com obras de artistas do Ateliê Ploeg, e “Melodia da Inclusão”, da servidora Elysangela Freitas — que retrata a rotina das crianças e adolescentes da Orquestra. O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Marcelo Lima Buhatem entregou uma medalha para o novo diretor em nome da Associação Nacional dos Desembargadores (Andes).
O evento foi muito prestigiado. Participaram representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), da OAB Pernambuco, da Associação Nacional dos Desembargadores (Andes), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra VI), da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATP-PE) e das procuradorias-gerais do Estado e do Município. Os desembargadores Nise Pedroso (vice-presidente do TRT-6), Ruy Salathiel (corregedor), Eneida Melo, Gisane Barbosa de Araújo, Ivan Valença, Valdir Carvalho, Sergio Torres e Milton Gouveia também compareceram, além do desembargador aposentado Pedro Paulo Pereira Nóbrega e de magistrados, servidores e advogados.
Confira o álbum de fotos do evento
--------
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Texto: Maria Eduarda Vaz / Foto: Roberta Mariz