Publicada em 11/05/2022 às 10h51
A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região realiza, nos dias 10 e 11 de maio, formação e capacitação voltada a professores e gestores que vão participar da edição 2022 do tradicional programa Trabalho, Justiça e Cidadania. Realizado por videoconferência, o curso foi aberto na tarde da terça-feira (10/5), pela presidente da Amatra6, juíza Laura Botelho. A coordenadora local do programa, juíza Carmem Richlin, mediou as apresentações. Neste ano, o tema nacional e regional proposto é “TJC no Bicentenário da independência do Brasil na busca da antidiscriminação nos espaços de trabalho, educação e cidadania”.
Coube ao desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região Ivan Valença fazer a apresentação do primeiro palestrante da tarde, Grijalbo Fernandes Coutinho. Desembargador do TRT-10 (DF e TO), ex-presidente da Anamatra e criador do programa TJC, o convidado abordou o tema “Construção e resistência ao Direito do Trabalho: O TJC como instrumento de luta emancipatória”. Depois dos debates, a segunda exposição da tarde ficou a cargo do desembargador do TRT-6, professor da UFPE e doutor em Direito, Sergio Torres, que abordou o tema “A vedação constitucional à discriminação no trabalho”. O primeiro dia do curso foi concluído com a palestra da juíza do TRT-6 e atual diretora de Direitos Humanos da Amatra6, Ana Freitas. A magistrada falou sobre “Discriminação no trabalho na contramão do desenvolvimento social: aspectos legais e impactos no crescimento econômico”.
A capacitação será concluída nesta quarta-feira (11/5), com as teleconferências sendo iniciadas a partir das 14h, por intermédio da plataforma Zoom. Confira as palestras previstas para a tarde da quarta-feira (11/5): “A igualdade de todos na Constituição” (Cláudio Mascarenhas Brandão, ministro do TST); “Discriminação no Espaço do Trabalho: uma abordagem a partir dos Direitos Humanos” (André Luiz Machado, ex-presidente da Amatra6); “Mercado de Trabalho e desigualdade de gênero: desafios no contexto da Agenda 2030 da ONU” (Noemia Porto, ex-presidente da Anamatra, juíza do Trabalho da 10a Região - DF e TO).
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Divisão de Comunicação Social
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e captura de tela: Gutemberg Soares