Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 expõe projetos no II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

Com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), está acontecendo, em Recife, o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário. O evento traz como tema “História, Memória e Patrimônios” e conta com palestrantes, mediadores e debatedores especialistas, reunidos no auditório da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape).

 

Nesta quinta-feira (12/5), terceiro dia do Encontro, a desembargadora do TRT-6 Eneida Melo, que é diretora regional do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), mediou o painel “História Institucional e Patrimônio Cultural”, que teve como um dos expositores o chefe da Seção de Gestão Documental e Memória do Regional, Ricardo Hermes Rezende.

 

Em sua exposição, Ricardo Rezende apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Memorial do TRT-6, nesses 13 anos de existência. O servidor destacou: o projeto Lugares da Justiça do Trabalho, que afixa placas nos fóruns, contando a história das varas trabalhistas; a publicação da Resolução Administrativa 10/2021, que instituiu o Programa de Gestão Documental e Memória da 6ª Região; e o convênio de cooperação assinado com a Editora CEPE, para digitalização de dissídios coletivos.

 

Também foram destaques da apresentação: o compartilhamento do acervo junto a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com cessão de processos trabalhistas de valor histórico, servindo para pesquisas e elaboração de trabalhos acadêmicos; o certificado Memória do Mundo, conferido pela Unesco ao Memorial; e o serviço de visita virtual mediada ao acervo do museu. Saiba mais...

 

Encontro Nacional

O Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário, criado em 2020, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem o objetivo de valorizar a história judiciária brasileira e, a cada ano, fica a cargo de um dos tribunais do país. Nesta sexta-feira (13/5), último dia do evento em Recife, além da entrega do Prêmio CNJ de Memória, haverá visitas técnicas aos centros de memória dos tribunais locais.

 

Confira mais fotos do evento.

 

---

 

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)

Divisão de Comunicação Social (DCS)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Fábio Nunes / Fotos: Elysangela Freitas