Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Memorial do TRT-6 inicia projeto com filme documentário sobre as ligas camponesas

Dentro da programação da 20ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Memorial da Justiça do Trabalho da 6ª Região inicia, nesta quinta-feira (19/5), o projeto Café no Museu - Cinema + Roda de Diálogos com a projeção do filme “Cabra Marcado para Morrer”, do diretor Eduardo Coutinho. Clássico do cinema nacional, o filme documentário traz um recorte importante da repressão e da perseguição política de líderes camponeses na região agrária nordestina.

O documentário conta a trágica história do agricultor João Pedro Teixeira, assassinado no início da década de 60, a mando dos latifundiários da região. Eduardo Coutinho rumou logo depois para a região a fim de fazer um filme sobre esse crime cometido contra o líder camponês. No entanto, a repressão dos militares no poder após o golpe de 1964 interrompeu as filmagens. Lançado em 1985, após ter suas filmagens interrompidas por 17 anos, entre a instauração do regime militar e o período anterior à abertura política, Cabra Marcado para Morrer apresentou parte da vida agreste e amarga da família rural. Na retomada das filmagens, destaque para o contundente depoimento de Elizabete Teixeira, viúva do líder assassinado.

Se o recorte temporal parece distante, o teor do filme segue presente no cotidiano brasileiro: a opressão e a injustiça que se abatem sobre comunidades humildes na questão da terra ainda são constantes no cenário nacional. Com a apresentação desse documentário, o Memorial cumpre seu papel de fomento à cultura e cidadania, propondo o diálogo acerca de temas importantes como as ligas camponesas, um movimento social e político dos anos 60.

Serviço:

Café no Museu - Cinema + Roda de Diálogos (dentro da programação da 20ª Semana Nacional dos Museus)

Filme: Cabra Marcado para Morrer

Direção: Eduardo Coutinho

Quando: quinta-feira (19/5)

Horário: das 14 às 17h

Local: Auditório do Edifício  Desembargadora Thereza Bitu (sede da EJud-6 e do Memorial da Justiça do Trabalho), Rua Quarenta e Oito, 149, Espinheiro

Mais informações: memorial[at]trt6.jus[dot]br / (81) 3225-3422) / @memorialtrt6pe (Instagram)

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social (DCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Ilustração: Memorial da Justiça do Trabalho