Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

“Ouvidorias Presentes” discute democratização da Justiça em evento realizado na cidade de Belo Jardim


 

O projeto Ouvidorias Presentes chegou à cidade de Belo Jardim, Agreste pernambucano, 180 km do Recife. Em reunião que aconteceu na Câmara Municipal, nessa quinta-feira, dia 19, com os órgãos responsáveis por ouvir as necessidades do público, para aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade, aproximando-o. Participaram do evento a Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, a da OAB-PE, além de representante da Ouvidoria do Ministério Público do Trabalho -PRT6.

Bruna Galvão, presidente da subseccional da OAB-PE, deu as boas-vindas aos participantes e falou do “orgulho de receber o evento, na perspectiva de um trabalho em conjunto.”
 
Ouvidor do TRT-PE, o desembargador Fábio Farias destacou que o encontro é uma oportunidade de pensar a Ouvidoria como meio de democratização do Judiciário Trabalhista. Uma forma de “aperfeiçoar a escuta, ouvir e buscar soluções, constituindo um espaço de voz para o povo”, disse o ouvidor.

Ouvidor do TRT6, desembargador Fábio Farias 
 
Chefe da Ouvidoria do TRT-PE, Valneide Cabral apresentou a forma de atuação do órgão do Regional pernambucano e os meios pelos quais a sociedade pode entrar em contato para fazer reclamações, elogios ou sugestões. De acordo com Valneide, a Ouvidoria é um canal para o cidadão e que mantém as portas e os ouvidos abertos. O objetivo é “transformar demandas individuais em soluções coletivas”, finalizou.
 
A ouvidora da OAB-PE, Catarina Vasconcelos, pediu aos advogados uma participação ativa junto ao órgão da entidade e afirmou que a Ordem dos Advogados “abraça o projeto Ouvidorias Presentes.” Também representando a OAB-PE, a presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Sílvia Nogueira, agradeceu a ampliação do diálogo feita pelo TRT-6.
 
Representando o Ministério Público do Trabalho, a procuradora Roberta Rocha falou sobre a importância de as pessoas saberem o que é da competência de cada entidade pública para exigirem a melhoria da prestação dos serviços. “Um evento como este é de suma importância para que o público conheça as atribuições do Ministério Público”, disse a procuradora.
 
Na sequência, o ouvidor do TRT-PE, Fábio Farias, respondeu a questões formuladas por advogados e encaminhará as reclamações a setores específicos do Regional.
 
Também participaram do encontro os ouvidores adjuntos da OAB-PE, Ricardo Varjal e Amanda Botelho, que mostrou as formas de acesso à Ouvidoria da Ordem dos Advogados. Ainda os representantes da Associação dos Advogados Trabalhistas, Fabiano Barbosa e Simone Teixeira, e os integrantes da seccional da OAB Lusenildo Pereira (vice presidente), Josival Miguel (secretário-geral), Waléria Lima (secretária adjunta), Renata Queiroz (tesoureira).

Participantes do Ouvidorias Presentes 


 
Projeto Ouvidorias Presente – Busca estimular o exercício da cidadania ampliando os canais de acesso dos cidadãos às ouvidorias, aperfeiçoando e interiorizando o atendimento aos usuários, contribuindo, assim, para garantir uma melhor entrega dos serviços prestados pelas instituições envolvidas.

Veja mais imagens do evento. 


--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Divisão de Comunicação Social
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Eugenio Jerônimo / Foto: Roberta Mariz