Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

No mês da diversidade, a EJ6 lança curso sobre identidade de gênero e promove live sobre LGBTQIAP+

Em junho, mês em que se celebra mundialmente a luta contra a discriminação e se exige mais ativamente da sociedade o respeito aos direitos de cidadania dos/as gays, lésbicas, travestis, transexuais e de toda a comunidade LGBTQIAP+, a EscolaJudicial  do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região lança o curso Identidade de Gênero: histórias, conceitos e trajetória e também promove a live LGBTQIAP+ para além do arco-íris: histórias, perspectivas e direitos.

O curso vai aprofundar os conhecimentos concretos das construções históricas e sociais do reconhecimento das pessoas enquanto titulares de direitos, dentre eles, à identidade e à não discriminação. O conteúdo foi elaborado pela juíza do TRT6 Renata Nóbrega no formato EaD-autoinstrucional e totaliza 10 horas-aula. As inscrições vão até esta sexta-feira (17).

Já a live, que acontece no dia 30, vai ser conduzida pelo senador Fabiano Contarato (ES), pelo juiz André Machado (TRT13) e pela juíza Renata Nóbrega (TRT6). Contarato é professor, palestrante, ativista humanitário, defensor do meio ambiente, da educação e do trânsito seguro, além de especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal. André Machado é especialista em processo civil pela Universidade de João Pessoa, titular da 1a VT de Campina Grande (PB), membro do Comitê da Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT13 e diretor de Direitos Humanos da Amatra13. Já Nóbrega é doutoranda em História pela Universidade Federal de Pernambuco - PGH/UFPE, membra da Associação Juízes para a Democracia - AJD, integrando o atual Conselho da AJD (biênio 2021/2023), membra da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão LGBTQIAP+, ambas da Anamatra, e membra da Comissão de Gênero e Diversidade da AMATRA VI.

EaD - Os conteúdos no formato autoinstrucional são abordados por meio de videoaulas e/ou texto, e realização de questionários de fixação, com correção e feedback automáticos, possibilitando a ponderação do/da aluno/a, que pode escolher o melhor momento para consumir a matéria, dentro do prazo estabelecido. Nas formações realizadas pelo Moodle da EJ6, o/a participante tem a opção de emitir o próprio certificado. Por não haver limite de vagas, a inscrição é automática, bastando clicar no link e iniciar as aulas. Finalizado o curso, a relação de concluintes é enviada ao Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal ou Sistema de Acompanhamento do Aperfeiçoamento Técnico de Magistrado (SAATM), para análise dos efeitos para fins de adicional de qualificação ou promoção.


ODS - A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que seja alcançado, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 2015, da qual participaram 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), compromissos que envolvem a adoção de medidas ousadas e essenciais para a promoção do Estado de Direito, dos direitos humanos e da responsividade das instituições políticas e sociais.

Serviço:
Cursos Identidade de Gênero: histórias, conceitos e trajetória (EaD Autoinstrucional)
Link de autoinscrição (até 17/06):  https://ensino.trt6.jus.br/ej/course/view.php?id=584&section=0 

Live LGBTQIAP+ para além do arco-íris: histórias, perspectivas e direitos
Data: 30/06/2022
Horário: Das 14h30 Às 16h30
Local: Canal Youtube da EJUD6
Carga horária: 2h
Público: Interno e externo
Docentes: Fabiano Contarato (senador pelo ES), Renata Nóbrega (juíza do TRT6) e André Machado (juiz do TRT13, membro Comitê da Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT13)
 
As opiniões a serem emitidas no evento anunciado nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do/a/os/as autor/a/es/as, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Divisão de Comunicação Social
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto/Ilustração: Escola Judicial do TRT-6 / Publicação: Eugenio Jerônimo