Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária presencial na 1ª Vara do Trabalho do Recife

Foto do corregedor com a equipe da 1ª VT do Recife

No último dia 1º de julho, o corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Ruy Salathiel, realizou correição presencial na 1ª Vara do Trabalho do Recife/PE. Além do desembargador, do secretário da Corregedoria Regional em exercício, Marcelo Pedrosa de Souza e demais servidores que integram a equipe da Corregedoria, também participaram da correição, a juíza do Trabalho titular da unidade, Patrícia Pedrosa Souto Maior, a juíza do Trabalho substituta Marília Leal Montenegro Spinelli (ambas de forma virtual, por se encontrarem de licença médica), o juiz do Trabalho substituto Edson Luís Bryk, a diretora de Secretaria, Patrilene Hermenegildo Virgínio
do Nascimento e demais servidores da Unidade.

Na ocasião, o corregedor atendeu pessoalmente o juiz do Trabalho substituto Edson Luís Bryk enquanto o secretário em exercício e demais auxiliares da Corregedoria revisavam os dados coletados com a diretora de Secretaria, momento em que foram prestados esclarecimentos e recomendações sobre procedimentos, bem como houve o saneamento de dúvidas e anotações de requerimentos e sugestões por parte da Unidade.

Em sua fala, o corregedor elogiou o trabalho desenvolvido pelos servidores e magistrados que atuam na Vara, enfatizando a regularidade, celeridade e efetividade com que os atos de secretaria são executados. Também destacou a Contadoria da Unidade que, além de realizar as liquidações e atualizações com regularidade e sem atrasos, auxilia os magistrados, com êxito, na confecção de cálculos em sentenças líquidas.

Em seguida, foi realizada a leitura do resumo da Ata de Correição, destacando-se que, em comparativo com o lapso anterior, observou-se melhoria da Vara nos seguintes aspectos: acréscimo da quantidade de sentenças prolatadas em 158 e das conciliações homologadas em 18; diminuição do prazo médio (em dias corridos), na fase de liquidação, em dez dias; redução da quantidade de processos (pendentes de solução), na fase de conhecimento, em 26 e, na fase de execução, em 42.

Constatou-se, ainda, que a Vara atingiu as Metas 2 e 11, estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2021, tendo obtido o percentual de 99,35 dos 100% necessários para o atingimento da meta 3.

Quanto ao Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST), no âmbito deste Regional, em relação ao período de 01/04/2021 até 31/03/2022, a unidade jurisdicional alcançou a 36ª classificação geral. No âmbito das 23 Varas da Capital, figura atualmente na 3ª colocação. Divulgação oficial obtida através do e-Gestão (TST/CGJT – os dados foram atualizados até 22/04/2022).

Com relação aos atos de gestão e organização dos processos no âmbito da Secretaria, observou-se um ótimo desempenho da direção e servidores, com destaque para o alto percentual de sentenças líquidas (79%); para celeridade na expedição dos alvarás, bem como para o alcance dos seguintes prazos médios alcançados pela Unidade: “1- da conclusão até a prolação da sentença; 2- da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução; 3- do início da liquidação até seu encerramento; 4- do início da execução até sua extinção e 5- do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo”, todos melhores que a média do Regional, dos Tribunais de médio porte e, da média nacional, motivo pelo qual o desembargador corregedor Regional parabenizou os servidores e magistrados da Unidade.

Por fim, com relação às ações de formação e aperfeiçoamento, há de se ressaltar o incentivo e a participação de diversos integrantes da Unidade nos cursos oferecidos pela Escola Judicial, muitos inclusive voltados às novas versões do PJe e às demais ferramentas/sistemas atualmente disponibilizadas, a exemplo dos cursos de PJE-versão 2.7.0; GPREC 1º grau; Sistema AJ/JT; Datajud, curso de aperfeiçoamento de diretores de Varas do Trabalho; Projeto Garimpo, dentre outros.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Divisão de Comunicação Social
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Cortesia/Corregedoria