Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Técnica de utilização de frases sistêmicas contribuiu para a homologação de um acordo no Cejusc de Olinda

Fotografia de pessoas em volta de uma mesa. Elas seguram um cartão com frase sistêmica

A coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Olinda (PE), juíza Ana Cristina da Silva, homologou um acordo realizado após técnicas de mediação e frases com base nas Leis da Constelação Sistêmica. A atividade toma como base a técnica psicoterapêutica do filósofo alemão Bert Hellinger, que defende que todo o ser humano tem necessidade de pertencimento, ordem e equilíbrio em suas relações.

A conciliação foi firmada em audiência presencial nesta quarta-feira (20/7). Na ocasião, a viúva do trabalhador que ingressou com o processo (ainda em vida) dialogou com o antigo empregador, proprietário de um mercadinho, por cerca de duas horas e meia. Toda a conversa foi conduzida pela servidora do referido Cejusc Olindina Silva com a supervisão e participação da juíza Ana Cristina.

Utilizando-se citações como: “Eu honro você, libero e sigo para a vida!”, Olindina Silva avalia que a dinâmica auxiliou no empoderamento das partes e na pacificação da relação. Para ela, um olhar humano e terapêutico para tratar a situação de cada pessoa envolvida auxilia na liberação da dor, além da resolução do conflito.

Com o acordo, as partes pactuaram o reconhecimento de vínculo de emprego, a assinatura da carteira de trabalho, o pagamento da viúva e dos honorários advocatícios.

--

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br