Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Cejusc de Caruaru comemora bom desempenho em agosto

O Centro de Conciliações de Caruaru ampliou, no último mês de agosto, o número de processos que resultaram em acordos amigáveis entre as partes, pondo fim à disputa judicial. Como resultado prático, o “índice de conciliação” atingiu um percentual conciliatório de 60,81% - até então o indicador variava em torno de 30 a 40% dos processos remetidos àquela unidade. Significa dizer que a cada dez processos enviados ao centro de conciliação no mês de agosto, seis retornaram às Varas com um acordo homologado.

Para a coordenadora do Cejusc de Caruaru, magistrada Regina Maura Maciel Lemos, o que explica o desempenho positivo é um maior engajamento e a ampliação da comunicação envolvendo as equipes do Cejusc e das três Varas do Trabalho em funcionamento na cidade. “Firmamos uma parceria que estreitou laços e possibilitou a comunicação mais assertiva entre as Varas e o Cejusc”, afirmou a juíza coordenadora. Outro ponto de destaque é a aproximação com a OAB do município, o que contribui para uma sensibilização da categoria. A unidade também realizou, junto às três VTs, a centralização das Homologações de Transação Extrajudicial (HTE). Dessa forma, o procedimento foi unificado e os HTEs passaram a ser analisados e homologados no Cejusc de Caruaru.

Para garantir a melhora dos dados, os novos processos enviados ao Cejusc passaram por uma triagem qualitativa, o que foi essencial para o bom resultado obtido. Além do resultado positivo no “índice de conciliação”, agosto foi um mês que registrou crescimento no número de audiências. No total, foram realizadas 222 sessões para tentativa de conciliação, número que só foi ligeiramente inferior aos meses de maio, quando aconteceu a Semana Nacional da Conciliação, e março, quando foram realizadas 232 audiências.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Divisão de Comunicação Social

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Foto: arquivo