Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Memorial realiza oficinas de conservação e preservação de documentos

Integrando a programação da 16ª edição da Primavera dos Museus (19 a 23 de setembro), o Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco preparou diversas atividades voltadas para os públicos interno e externo. Na terça-feira (20/9) aconteceu a primeira Oficina de Conservação e Preservação de Documentos.

O evento contou com a participação de estudantes de graduação dos cursos de História, Museologia e Letras da UFPE, UFRPE e Unicap. Na quinta-feira (22/9), haverá a segunda turma desta oficina, novamente realizada, das 14h às 16h, na sede do Memorial da Justiça do Trabalho - rua 48, 149, no bairro do Espinheiro.

Na parte prática do evento, seguindo a orientação da equipe técnica do Memorial, os participantes realizam atividades de conservação preventiva que visam a interromper o processo deterioração dos documentos por meio da higienização do suporte, da retirada de materiais metálicos e do correto acondicionamento em papel com PH neutro.

“O objetivo das oficinas é compartilhar noções práticas e teóricas sobre a conservação e a preservação de documentos com suporte em papel, que são atividades essenciais para profissionais que atuam em centros de documentação, arquivos e museus”, destacou o chefe da Seção Documental e Memória do Tribunal, Ricardo Hermes.

Após o término da oficina realizada ontem (20/9), os participantes puderam conhecer não só as instalações do arquivo permanente e as ações de preservação do acervo histórico, como também visitaram a exposição “Lugares da Memória Trabalhista: 80 anos de Justiça Social”.

Confira, a seguir, outras atividades programadas pelo Memorial da Justiça do Trabalho, dentro programação da 16ª edição da Primavera dos Museus:

Visita mediada – Partindo da provocação "Independências e Memórias", o visitante é convidado a refletir sobre o bicentenário da independência do Brasil e os seus desdobramentos na organização e regulação das relações de trabalho.

Sarau da Primavera – Na próxima sexta-feira (23/9), a partir das 15h, haverá o “Sarau da Primavera” - evento que propõe trazer música, cenas teatrais e poesia ao espaço do Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco. O evento contará com apresentações artísticas de servidores do TRT-6.

O Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco atua como Museu e Arquivo Histórico do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e funciona na Rua Quarenta e Oito, 149, 3º andar, no bairro do Espinheiro. Para mais informações: memorial@trt6.jus.br ou por telefone (81) 3225-1349.

Álbum de fotos da oficina

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social
imprensa@trt6.jus.br

Texto: Gutemberg Soares / Fotos: Roberta Mariz