Publicada em 22/09/2022 às 13h40 (atualizada há 23/09/2022 - 11:21)
A 32ª edição do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv) teve início nesta quarta-feira (21/9), na sede da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE). O encontro tem como objetivo discutir práticas adotadas nas ouvidorias da Justiça do Trabalho e difundir a importância da sua existência para todo o país. O fortalecimento das ouvidorias é fundamental para estimular a cidadania e a participação social entre a população e o Poder Judiciário. A cerimônia teve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da EJud-6 e tradução simultânea de Libras.
A solenidade foi iniciada pela vice-presidente do Regional, desembargadora Nise Pedroso Lins, que deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a alegria de receber o evento. Ela compôs a mesa junto com o ouvidor do TRT-11 e presidente do Coleouv, desembargador David Alves de Mello Júnior; o ouvidor do TRT-6, desembargador Fábio Farias; o ouvidor do TRT-4 e vice-presidente do Coleouv, desembargador Clóvis Fernando Schuch Santos; a vice-ouvidora do TRT-6, desembargadora Socorro Emerenciano; a vice-ouvidora do TRT-4 e secretária do Coleouv, Maria Madalena Telesca; a ouvidora do MPT-6, procuradora Débora Tito; o ouvidor do TJPE, desembargador Francisco Eduardo Gonçalves Sertório Canto; a ouvidora-geral da OAB-PE, Maria Catarina Barreto de Almeida Vasconcelos; e a presidente da Amatra VI, juíza Laura Botelho. Em suas falas, todos destacaram a importância das ouvidorias para o cidadão e do evento para a melhoria do serviço prestado.
Além de uma apresentação musical da Orquestra de Câmara do Alto da Mina, o evento prestou uma homenagem à desembargadora Eneida Melo, ex-ouvidora do TRT-6 que irá se aposentar em 2023. Temas como gestão estratégica nas ouvidorias, os sistemas Proad-Ouv/Sei e a sua importância para as ouvidorias foram tratados no primeiro dia de programação, que segue até a sexta-feira (23/9). Nos três dias de atividades, estarão presentes desembargadores dos Regionais do Trabalho e representantes das Ouvidorias da Justiça do Trabalho; da Justiça Federal, do TJPE e do Governo de Pernambuco.
O Coleouv - O Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho, criado no 4º Encontro Nacional das Ouvidorias da Justiça do Trabalho, na cidade de Porto Alegre, é uma sociedade civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos. Ele é composto pelos membros dos Tribunais Regionais do Trabalho que estiverem exercendo os cargos de Ouvidores. O seu objetivo é contribuir para elevar continuamente os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades dos Ouvidores da Justiça do Trabalho, criando uma entidade de classe mais unida e em prol de melhorias em sua atuação.
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Maria Eduarda Vaz / Fotos: Roberta Mariz