Publicada em 29/09/2022 às 08h24
A Seção de Saúde Mental do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, a convite da juíza Andrea Keust, realizou uma abordagem sobre bem-estar e qualidade de vida junto aos servidores da 8ª Vara Trabalhista do Recife. A ação dessa quarta-feira (28/9) faz parte do Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção do suicídio.
Na ocasião, a equipe da Saúde Mental realizou uma sensibilização sobre os sinais de alerta para identificar uma pessoa com risco de cometer suicídio, e como acessar os canais de ajuda. Também foi aplicada uma dinâmica a respeito da importância de fazer boas escolhas na vida, além de uma sessão de hipnose para regressão a momentos felizes.
Setembro Amarelo
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde instituiu o 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e a cor para representar a data foi escolhida por causa da história de Mike Emme, jovem americano, de 17 anos, que, em 1994, tirou a própria vida dirigindo seu carro Mustang 68 amarelo. Familiares espalharam fitas amarelas com mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando problema semelhante, iniciando, assim, a campanha de prevenção ao suicídio "yellow ribbon".
Em uma pesquisa realizada pelo psiquiatra Humberto Muller, de Rondônia, chegou-se à conclusão de que, no Brasil, acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos. No mundo, estima-se 16 milhões de tentativas por ano. Então, para colocar o assunto em debate, a Seção de Saúde Mental do Tribunal está realizando uma programação especial neste mês, sempre com o foco de que # AgirSalvaVidas. Saiba mais...
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Texto: Fábio Nunes
Foto: Isabel Kaehler (Núcleo de Saúde)