Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária na 24ª Vara do Trabalho do Recife

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura, realizou, na terça-feira (6/12), correição presencial na 24ª Vara do Trabalho do Recife. Considerando os termos do Ato Conjunto TRT6 GP-GVP-CRT 10/2022, que suspendeu, a partir de 26 de novembro de 2022, por prazo indeterminado, as atividades presenciais no Fórum José Barbosa de Araújo e considerando a necessidade de cumprir o calendário anual de correições ordinárias de 2022, em atendimento ao disposto no art. 21 do Regimento Interno do TRT6, a leitura da Ata de Correição foi realizada, de forma excepcional, no formato telepresencial.

Além do desembargador, do secretário da Corregedoria Regional em exercício, Marcelo Pedrosa de Souza, e demais servidores da equipe, também participaram da Correição a juíza titular, Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira, a diretora de Secretaria, Arminda de Albuquerque Ferraz, e demais servidores da Unidade.

O corregedor elogiou o trabalho desenvolvido pelos servidores e magistrada, enfatizando a regularidade e efetividade com que os atos de secretaria são executados. Também destacou a contadoria da Unidade que, além de realizar as liquidações e atualizações com regularidade e sem atrasos, auxilia a magistrada, com êxito, na confecção de cálculos em sentenças líquidas.

Constatou-se que a Vara está agendando as últimas audiências una (sumaríssimo) e de instrução (rito ordinário), respectivamente, para meados de abril e início de julho de 2023. Quanto ao IGEST, a Unidade Jurisdicional não foi avaliada, uma vez que, de acordo com o Manual de uso do Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho, item II.4, “São consideradas todas as varas do trabalho ativas durante todo o período de 12 meses anteriores ao período final de apuração”, não se enquadrando a Unidade na hipótese, haja vista que o atual período de referência é de 01/10/2021 até 30/09/2022 (última atualização em 10/11/2022).

Da mesma forma, não houve aferição das metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2021, considerando a data de instalação da Vara. Com relação aos atos de gestão e organização dos processos no âmbito da secretaria, observou-se um ótimo desempenho da direção e demais servidores integrantes da Unidade, com destaque para os seguintes prazos médios alcançados pela Vara: “Do ajuizamento da ação até a prolação da sentença; da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução; da conclusão até a prolação da sentença e do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo”, todos melhores que a média do Regional, dos Tribunais de médio porte e abaixo da média nacional.

Registrou-se, por fim, o visível clima de harmonia no ambiente laboral, assim como o incentivo e a participação de diversos integrantes da Unidade nos cursos oferecidos pela Escola Judicial, muitos inclusive voltados às novas versões do PJe e às demais ferramentas/sistemas atualmente disponibilizados.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto (cortesia): Corregedoria Regional do TRT-6