Publicada em 13/12/2022 às 15h04 (atualizada há 13/12/2022 - 15:07)
Com a realização da palestra "O papel do Poder Judiciário na implementação de Políticas Públicas Inclusivas", a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região encerrou as atividades letivas de 2022. O evento, realizado na tarde dessa segunda-feira (12/12), no auditório da EJud-6, foi aberto pela presidente do Regional, desembargadora Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino.
Os palestrantes foram o diretor da EJud-6, desembargador Eduardo Pugliesi, e o juiz do TJ-PE João José Rocha Targino. Os magistrados relataram a experiência da participação efetiva do Judiciário apoiando iniciativas que buscam o resgate e o fortalecimento de crianças e adolescentes de comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife. Serviram como exemplo os projetos das orquestras Criança Cidadã e do Alto da Mina, projetos respectivamente apadrinhados pelo TJ-PE e pelo TRT-6.
Diante de um auditório lotado, a desembargadora presidente Maria Clara Saboya fez um balanço positivo, enaltecendo o empenho de toda a equipe da Escola Judicial. A presidente citou a gestão iniciada pelo desembargador Valdir de Carvalho e sucedida pelos desembargadores Eduardo Pugliesi e Socorro Emerenciano. “Com os recentes e bem sucedidos eventos organizados pela Escola Judicial, a exemplo do Encontro Internacional, e a implementação do primeiro mestrado do Tribunal, o sentimento que prevalece é o do dever cumprido”, disse a dirigente. Ela finalizou, agradecendo a presença de todos e reforçando a ênfase de sua gestão a ações e projetos voltados para a promoção da inclusão social.
O diretor da EJud-6, desembargador Eduardo Pugliesi, agradeceu a parceria e o apoio recebidos da Presidência e da Corregedoria para o desenvolvimento das atividades realizadas pela Escola, destacando sua satisfação com o início da primeira turma do mestrado profissional do TRT-6. Fez também um balanço positivo das ações realizadas em 2022, destacando que foram 318 cursos ofertados a magistrados e servidores, quatro mil horas de conteúdos produzidos, e perto de quatro mil certificações. Também destacou o projeto “Escola Aberta”, que proporcionou a visita dos dirigentes do EJud-6 às unidades do interior, com objetivo de mapear as demandas locais.
Além da presidente do TRT-6 e do diretor da EJud-6, também compuseram a mesa de honra da aula de encerramento o corregedor regional, desembargador Ruy Salathiel; a ex-vice-diretora da EJud-6, desembargadora Socorro Emerenciano; a procuradora-chefe do MPT-6, Ana Carolina Ribemboim; a coordenadora-geral da escola, juíza Wiviane Souza; a vice-presidente da Amatra6, juíza Sarah Yolanda Alves; a vice-presidente da OAB-PE, advogada Ingrid Zanella; o presidente da AATP, advogado Leonardo Camelo; e o juiz do TJ-PE, idealizador da Orquestra Criança Cidadã, juiz João José Rocha Targino.
Palestra – Contando com a mediação da procuradora-chefe do MPT-6, Ana Carolina Ribemboim, o juiz do TJ-PE João José Rocha Targino proferiu a palestra "O papel do Poder Judiciário na implementação de Políticas Públicas Inclusivas". O magistrado fez um apanhado histórico da Orquestra Criança Cidadã, projeto de inclusão social iniciado com crianças carentes da comunidade do Coque.
Ele falou das dificuldades para iniciar e manter o projeto, lembrando o apoio que recebeu do desembargador Nildo Nery da Fonseca e citando o trabalho exitoso do primeiro diretor artístico, o maestro Cussy de Almeida. “As instituições, sejam elas públicas ou privadas, não podem olvidar-se de sua responsabilidade social e ambiental”, defendeu. Para o palestrante, oferecer oportunidades aos jovens é o caminho mais curto para combater as desigualdades sociais.
Na solenidade de encerramento da Escola Judicial houve dois momentos dedicados às principais estrelas da solenidade: os músicos visitantes da Orquestra Criança Cidadã. Com sua formação de quinteto de cordas (violoncelo, viola e três violinos), o grupo apresentou um repertório eclético, com músicas clássicas, regionais e natalinas.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Fotos: Elysangela Freitas