Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Escola Judicial do TRT-6 dá início à 10ª Jornada Institucional

Vice-presidente do Regional, Nise Pedroso, abriu oficialmente o evento

Dando início às atividades de 2023, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região realiza, entre os dias 16 a 20 de janeiro, mais uma edição da Jornada Institucional – formação técnico-científica semestral voltada para juízes e desembargadores da Corte. A capacitação, em sua 10ª edição, acontece no auditório da Ejud-6, no bairro do Espinheiro, reunindo cerca de 70 magistrados, além de procuradores e advogados.

Abrindo oficialmente o evento, a vice-presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso (representando a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Clara Saboya), desejou uma excelente capacitação aos participantes, comentando que o momento é uma oportunidade de compartilhar ideias, experiências e aprendizados. Fazendo uso da palavra, o diretor da Escola, desembargador Eduardo Pugliesi, fez questão de registrar que a Jornada da EJud-6 é uma das poucas do país que consegue atrair um grande público, sobretudo no mês de janeiro, e que esta edição é especial por ser multidisciplinar e trazer vários palestrantes do próprio Regional.

"Comunicação" foi o tema abordado pelo juiz do TRT-6 Eduardo Câmara

Como primeira atividade do encontro, os participantes prestigiaram a palestra inaugural “Comunicação entre Magistrados/as Colegas”, ministrada pelo juiz auxiliar da Corregedoria do TRT-6, Eduardo Câmara. Ele apresentou a evolução das teorias comunicacionais, conceitos da comunicação escrita, leitura da expressão corporal e a importância da empatia nas relações pessoais. Ao final, o juiz fez uma dinâmica, reunindo os presentes em grupos, com a finalidade de construir textos condensados a partir de frases aleatórias construídas por cada indivíduo.  

Na sequência, ocorreu a explanação “Liberdade de Expressão dos Empregados em Redes Sociais”, com o juiz do TRT-3 (MG) Geraldo Magela. Na palestra, ele falou sobre a atual capilaridade das comunicações digitais e a crescente utilização das plataformas eletrônicas por empresas e empregados. O Marco Civil da Internet foi objeto de análise por parte do magistrado, como instrumento de referência mundial na regulação de garantias, direitos e deveres para quem faz uso das redes virtuais.

Juiz Geraldo Magela falou sobre direito de manifestação dos empregados nas redes sociais

A Jornada continua na parte da tarde, com a auditora fiscal Marina Sampaio abordando o tema “Trabalho Escravo Doméstico Contemporâneo”; e, encerrando as atividades deste primeiro dia, Naná Sodré, atriz do grupo O Poste, encena o espetáculo teatral “A Receita”. Na grade do evento, ainda serão abordados temas como Sistema de Precedentes, Centros Judiciais de Inteligência, Metaverso, Trabalho 4.0 e Lei da Sociedade Anônima do Futebol. Confira a programação completa.

A mesa de honra foi composta pela vice-presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso; pelo diretor da EJud-6, desembargador Eduardo Pugliesi; pelo vice-diretor da Escola, desembargador Ivan Valença; pela coordenadora da EJud-6, juíza Wiviane Souza; pela presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, juíza Ana Freitas; e pela procuradora do Ministério Público do Trabalho, Gabriela Maciel. Também marcou presença no evento a desembargadora do Regional Ana Cláudia Petruccelli de Lima.

Veja mais fotos.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)

Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Fábio Nunes / Foto: Elysangela Freitas