Publicada em 07/02/2023 às 11h45 (atualizada há 07/02/2023 - 12:05)
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região promoveu evento virtual para entrega das placas do projeto Lugares da Justiça do Trabalho em Pernambuco, em comemoração aos 80 anos, completados em 2021, do Judiciário Trabalhista nacional. Nesta terça-feira (7/2), receberam o dispositivo os fóruns de Araripina, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Catende, Escada, Limoeiro, Nazaré da Mata, Palmares, Paulista, Pesqueira, Ribeirão, Salgueiro, São Lourenço da Mata, Serra Talhada e Timbaúba.
A cerimônia foi conduzida pela presidente do TRT-6, desembargadora Maria Clara Saboya, que falou da importância do projeto para a instituição. “A placa conta a história daquela vara trabalhista, representando a identidade da unidade e a trajetória de mais de 40 anos do Tribunal. Isso motiva a todos, pois nosso trabalho é uma história de vida”. Aproveitando a oportunidade, a magistrada agradeceu o apoio de juízes e servidores à administração no biênio 2021/2023. “Amanhã, encerro minha gestão e gostaria de elogiar o empenho de vocês no período difícil da pandemia. Que venham novos tempos, pois a Justiça Trabalhista faz parte de nossas vidas”, finalizou.
Iniciado em 2021, o "Lugares da Justiça do Trabalho em Pernambuco" contribui para a construção historiográfica do TRT-6, divulgando a história do Regional junto à sociedade. A iniciativa partiu do juiz auxiliar da Corregedoria e membro da Comissão Permanente de Gestão e Avaliação Documental, Eduardo Câmara, e do Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco, com o apoio da Coordenadoria de Planejamento Físico do TRT-6. As informações sobre a respectiva VT podem ser acessadas através do QRcode disponibilizado na placa, que redireciona o usuário para o Portal do Memorial, onde há outras curiosidades sobre o projeto. Saiba mais.
De acordo com o chefe da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória, Ricardo Rezende, a intenção é usar as ações de preservação e difusão do patrimônio histórico como forma de garantir os elementos essenciais para o pleno exercício da cidadania. “A partir da pesquisa histórica, bibliográfica e iconográfica, buscamos entender o processo de instalação e expansão da Justiça do Trabalho no estado, desde a década de 1940 até os dias atuais”, destacou. Anteriormente, já haviam recebido a placa os fóruns de Olinda, Caruaru, Recife, Igarassu, Goiana, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Igarassu, Goiana, Vitória de Santo Antão, Petrolina e Garanhuns.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Texto: Fábio Nunes