Publicada em 10/04/2023 às 16h23 (atualizada há 11/04/2023 - 11:04)
Na tarde da última terça-feira (4/4), o TRT6 Saúde apresentou a sua mais recente novidade para beneficiários e beneficiárias do plano: a Clínica de Atenção Primária à Saúde. O espaço permite uma atenção integral e multidisciplinar relacionada à sua saúde e um acompanhamento continuado. Para os procedimentos e atendimentos da Clínica não há cobrança de coparticipação. A Clínica chega ao Tribunal a partir de uma parceria firmada com a empresa Qualirede.
Na inauguração, o desembargador Eduardo Pugliesi, membro do Conselho Deliberativo do TRT6 Saúde, destacou o caráter inovador da iniciativa. “Isto não é apenas um novo espaço, é um novo conceito”, disse sobre a dinâmica da APS. O diretor da Secretaria de Autogestão em Saúde, Renatto Pinto, reforçou a importância de instituir a cultura da prevenção. “Precisamos reforçar para os nossos beneficiários sobre as vantagens da Atenção Primária à Saúde”.
Estiveram presentes ainda à cerimônia a chefe da Divisão de Políticas e Ações de Saúde do TRT6 Saúde, a servidora Ana Cláudia Melo; o presidente da Qualirede, Bruno Limas; a diretora de operações da empresa, Iza Wiggers; e Luciana Coelho, gerente de Atenção Integral à Saúde.
O espaço fica na Rua General Joaquim Inácio, 830, Sala 1208 - Ilha do Leite, Recife. Os atendimentos são por ordem de chegada ou agendamento, que pode ser feito pelo telefone (81) 2102-5206 ou via WhatsApp (71) 9.9908-6585.
Clínica de Atenção Primária à Saúde
O serviço da Clínica de Atenção Primária em Saúde abrange a promoção e a proteção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a redução de danos. A dinâmica é a seguinte: o beneficiário ou beneficiária do TRT6 Saúde que se interessar pelo serviço deve fazer a adesão, preenchendo um questionário sobre sua saúde. Depois, será convidado para fazer a primeira consulta com a Qualirede.
A partir daí, os/as profissionais, juntamente com o beneficiário ou beneficiária, irão traçar ações para colaborar com o bem-estar e haverá um acompanhamento disso. Inclusive, uma dessas ações pode ser encaminhar o/a paciente para um especialista, pois esse/essa profissional continua sendo fundamental nos cuidados com a saúde. A ideia é somar. Portanto, os médicos e médicas de referência do beneficiário ou beneficiária (cardiologista, dermatologista etc.) continuarão a atendê-lo/la normalmente.
Ao fazer a adesão é necessário escolher entre duas modalidades: consultas presenciais e por tele saúde ou consultas exclusivas por teleatendimento. A central telefônica funciona 24 horas, todos os dias. Já a clínica funcionará das 8h às 18h.
Podcast - O TRT6 Saúde lançou o Podcast Momento Saúde sobre a Atenção Primária à Saúde (APS). O entrevistado foi Everton Silva, Gerente Executivo da CASSI e uma referência quando se fala nesse modelo de atenção à saúde. O episódio já está publicado no Spotify.
Ouça e fique por dentro da novidade.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Divisão de Comunicação Social
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Léo machado