Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

"Tem ideia? Se amostra" difunde a inovação no TRT-6


O espírito de inovação tomou conta do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região na tarde da segunda-feira (24/4). O encontro “Tem ideia? Se amostra!”, promovido pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) e pela Escola Judicial, reuniu magistrados, magistradas, servidores e servidoras que têm interesse pelo tema. O objetivo do evento foi difundir a cultura da inovação para solução de problemas da Justiça do Trabalho em Pernambuco, com foco na sustentabilidade e na melhoria do serviço prestado à sociedade. 

A abertura do encontro foi feita pelos desembargadores Sergio Torres (vice-presidente do TRT-6) e Eduardo Pugliesi (diretor da Ejud-6), que enalteceram a iniciativa e a importância de debater e difundir a inovação no Poder Judiciário. "Particularmente, sou fascinado por tecnologia desde 1977, quando vi o primeiro filme de Star Wars e fiquei impactado. Hoje eu me interesso muito pelo design thinking e fico muito feliz por ver nascer essa cultura no nosso Tribunal. Tenho certeza que vão sair ideias brilhantes do evento de hoje e vamos poder melhorar ainda mais o serviço prestado à sociedade", disse o magistrado Sergio Torres.

O coordenador do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ideias TJPE), juiz Faustino Macedo, proferiu uma palestra sobre o tema, levando um pouco da sua experiência no assunto e mostrando o funcionamento do laboratório de inovação do qual está à frente. "É fundamental que tenhamos empatia, para pensar em soluções que vão fazer a diferença na vida daqueles que precisam; e paciência, para entender que mudar uma cultura centenária leva tempo mesmo. A revolução não acontece do dia para a noite", afirmou. 

Na sequência, os participantes apresentaram as suas ideias. A maior parte delas foi elaborada durante a 1ª Oficina de Formação de Laboratoristas do TRT-6, que aconteceu em novembro de 2022. Acessibilidade, inclusão, sustentabilidade e celeridade do Judiciário nortearam os trabalhos. As soluções idealizadas são da área fim e da área meio, com base nas Metas Nacionais do Poder Judiciário (do Conselho Nacional de Justiça) e nos objetivos da Agenda 2030 (da Organização das Nações Unidas). A mediação do encontro foi feita pelos servidores Paulo Roberto Cerqueira, assessor da Vice-Presidência, e Luciana Hazin, diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica.

Confira as fotos do evento 

--

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)

Coordenadoria de Comunicação Social
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Maria Eduarda Vaz / Fotos: Roberta Mariz