Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 promoveu palestra sobre burnout e saúde mental

Foto do palestrante falando na Sala do Pleno

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região trouxe o tema saúde mental à discussão nesta quinta-feira (4/5). Com a palestra “Como evitar o Burnout e promover a saúde mental no trabalho (e fora dele!)”, realizada no Pleno do Regional, o professor Marcos Mendanha abordou a relação entre ambiente de trabalho, gestão e adoecimento emocional. A abertura oficial foi feita pelo desembargador Paulo Alcantara e a apresentação do conferencista, pela juíza Andrea Keust.
 
Com formação em medicina e direito, Marcos Mendanha expôs seis áreas que geram discordância entre o indivíduo e o trabalho. São elas: sobrecarga de tarefas; falta de controle; recompensa insuficiente; perda de comunidade; ausência de equidade; e conflito de valores. Segundo o professor, para prevenir o burnout – esgotamento profissional com distúrbio emocional –, que é gerado pelas ocorrências acima, é necessário que haja integração entre quem trabalha e as empresas ou instituições.

Veja mais fotos do evento.

Mendanha falou também sobre as características complexas da sociedade contemporânea, que, influenciada pelas redes sociais, cobra desempenho perfeito das pessoas, tanto na esfera profissional quanto na pessoal. Essa pressão, somada às relações superficiais, característica do mundo atual, causa depressão, que é, aliás, o motivo principal de faltas e afastamentos de trabalhadores e trabalhadoras.
 
Como forma de fugir do potencial adoecimento mental em decorrência de relações de trabalho não saudáveis, o palestrante indicou o uso racional das redes sociais e o direito ao descanso, com tempo de contemplação. “As pessoas precisam dedicar-se ao lazer e ao ócio sem culpa”, sinalizou o palestrante.
 
A palestra foi uma promoção conjunta da Escola Judicial do TRT-6 e do Subcomitê de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual no Primeiro e Segundo Graus de Jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.
 
Estiveram presentes ao evento a desembargadora Solange Moura, integrante do Subcomitê de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, a juíza convocada para a segunda instância Carmem Vieira, e a presidente da Amatra6, juíza Ana Freitas.
 
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Eugenio Jerônimo / Fotos: Roberta Mariz.