Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 concede Medalhas Conselheiro João Alfredo e Juiz Eurico Chaves

Na noite desta terça-feira (16/5), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região condecorou personalidades e instituições com a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira e magistradas, magistrados, servidoras e servidores com a Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves. Em celebração ao dia 13 de maio, data da abolição da escravatura no Brasil, o evento, comandado pela presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso, aconteceu no histórico Teatro Santa Isabel, no centro do Recife.

Entre as personalidades homenageadas com a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, Ana Carolina Ribemboim (procuradora-chefe do MPT6), Tomé Franca (secretário executivo da Prefeitura do Recife) e Gilson Machado (empresário). Ao todo, na edição 2023, a honraria foi entregue a 23 personalidades e a duas instituições: Freedom Fund e Comunidade Católica Porta Fidei. Já entre o quadro de pessoal do TRT-6, receberam a Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves 24 pessoas. Também foram condecorados 11 servidores agraciados em anos anteriores que não haviam recebido a homenagem.

A presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso, pontuou que as honrarias são um agradecimento às ações dos vários segmentos sociais. Acerca da Medalha João Alfredo Corrêa de Oliveira, disse que “a homenagem reconhece a atuação de quem luta pelo social nas mais diversas áreas”. Destacou, ainda, que o evento reforça o vínculo do Judiciário trabalhista com a sociedade, o que se torna ainda mais importante no momento atual “porque a Justiça se volta para pautas inclusivas, que são do interesse de todos.” Em relação à Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho, afirmou que se trata de “um coroamento de tudo o que se faz para cumprimento da missão do TRT-6, que é de assegurar a paz social pela solução de conflitos de origem trabalhista.”

O prestigiado evento reuniu integrantes do mundo jurídico, político, empresarial e da sociedade civil. A Orquestra de Câmara do Alto da Mina, projeto social apoiado pelo TRT-6, garantiu a emoção da solenidade. Na formação de Orquestra de Câmara, 17 músicos, sob a regência do maestro Israel de França, executaram: Dança Húngara, de Brahms; Bolero de Ravel; Valsa Nostalgia (do maestro Israel de França); Adágio de Albinoni; finalizando a noite, a tradicional Madeira do Rosarinho, do mestre Capiba.

Além dos desembargadores e desembargadoras do Tribunal Pleno e da procuradora-chefe do MPT6, Ana Carolina Ribemboim, compuseram o dispositivo de honra a presidente do TRT-6, Nise Pedroso Lins de Sousa; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o ministro do TST Alberto Bastos Balazeiro; a deputada estadual Débora Almeida (representando o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto); o desembargador Stênio Neiva Coelho (representando o presidente do TJPE, desembargador Luís Carlos de Barros Figueiredo); o presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães e o procurador-chefe do Recife, Pedro Pontes. Além deles, o capitão dos Portos, Frederico de Albuquerque; a ouvidora da mulher do TRT-13, Hermenegilda Machado; o procurador-geral de justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho; o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins; a presidente da Amatra6, juíza Ana Freitas; o presidente do Colégio Brasileiro de Delegados e Delegadas da Associação Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho, Waldir Bitu; e a presidente da AATP, advogada Alexandra Santana Vilela.

Comendas – A Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, categoria Mérito Judiciário, é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que, por suas qualidades, destacam-se no seu campo de atuação ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho. Já foram condecoradas personalidades dos mais distintos campos de atuação, a exemplo do escritor Ariano Suassuna, do compositor Capiba e do arcebispo Dom Helder Câmara. 

A Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho, categoria Mérito Funcional, é concedida a magistrados e servidores que tenham prestado, no mínimo, 25 anos de serviço ao TRT-6, sem registro de punição funcional.

Por ocasião da comemoração do centenário da abolição da escravatura, em 13 de maio de 1988, o Tribunal instituiu as insígnias, através da Resolução Administrativa 24/1987, por ordem do então presidente do TRT-6, desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, para lembrar a data e homenagear aqueles que, de alguma forma, contribuem com a prestação de serviços da Justiça do Trabalho em Pernambuco.

Confira aqui a lista de todos os agraciados indicados: (.pdf 2.97 MB)

Confira as fotos do evento

*O álbum de fotos está sendo atualizado


--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Eugenio Jerônimo/ Gutemberg Soares
Foto: Fabio Nunes/Helen Moreira/Roberta Mariz