Publicada em 18/05/2023 às 10h54 (atualizada há 19/05/2023 - 15:59)
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio Farias; a juíza auxiliar da Corregedoria, Renata Nóbrega; juíza e servidoras do Regional e representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Pernambuco participaram da caminhada pelos direitos da população LGBTQIA+ que ocorreu na tarde da quarta-feira (17/5) no Recife. A concentração foi na Rua da Aurora e seguiu por um trajeto até o Palácio do Campo das Princesas. Os e as participantes levaram uma carta à governadora do estado, Raquel Lyra, pedindo políticas públicas voltadas para garantir os direitos de pessoas da comunidade.
O desembargador Fábio Farias ressaltou a importância de o Tribunal participar de um evento como esse, porque a população LGBTQIA+ trabalha e busca emprego, mas muitas vezes sofre preconceito no local do trabalho ou tem dificuldade na colocação profissional por causa da discriminação. “Essa população tem que ser também acolhida e também reconhecida como trabalhadores por nossas instituições”, pontuou o magistrado. A juíza Renata Nóbrega observou que o Poder Judiciário possui normas programáticas de políticas públicas que visam a trazer inclusão e equidade entre as pessoas e isso passa pelo combate ao racismo, LGBTfobia e outras formas de preconceito.
O ato foi organizado pelo Fórum LGBT de Pernambuco. Thiago Rocha, um dos coordenadores, ressaltou a urgência de mecanismos para reduzir a violência contra a comunidade: “Só por existirmos já somos alvo de algum tipo de agressão ou violência”. Dossiê anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais indicou que Pernambuco se tornou o estado com mais assassinatos de pessoas trans e travestis no Brasil em 2022.
Quem também participou da caminhada foram a juíza substituta Carolina Pedrosa, as servidoras Renata Maranhão e Maria Júlia Belo e , representando o Sintrajuf-PE, o também servidor Gerson Sousa e a servidora aposentada Jaqueline Albuquerque.
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Helen Moreira