Publicada em 30/05/2023 às 14h22
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região deixou a sua marca positiva na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que aconteceu entre a segunda-feira (22/5) e a sexta-feira (26/5). O mutirão, que envolveu centenas de magistradas, magistrados, servidoras e servidores em Pernambuco, alcançou números muito importantes para o jurisdicionado. Em números absolutos, a Justiça do Trabalho pernambucana alcançou mais de R$ 19 milhões em acordos, valores que vão movimentar a economia do estado. Em relação ao valor efetivado em 2022 (R$ 14 milhões), o aumento foi de 34,5%.
Quase 12 mil pessoas foram atendidas nos cinco dias, em 3.221 audiências presenciais, virtuais ou híbridas. Entre os Tribunais de médio porte, no percentual de conciliações efetivadas, o TRT-6 ficou em segundo lugar: do total de audiências realizadas nos Cejuscs e nas Varas do Trabalho, 34,6% obtiveram sucesso. Os números mostram a importância do evento, que chegou à 7ª edição em 2023 e já se consolidou no calendário anual da JT. Os dados foram retirados nesta segunda-feira (29/5) do Painel da SNCT, desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho.
Para o vice-presidente do TRT-6, desembargador Sergio Torres Teixeira, o árduo trabalho das equipes foi recompensado. "Obtivemos dados expressivos, graças ao esforço de todos os envolvidos, que se empenharam para que o jurisdicionado conseguisse finalizar o seu processo, recebesse os valores devidos e, mais do que isso, entendesse a importância de uma cultura de paz para a nossa sociedade", comentou.
O evento - A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista busca solucionar o maior número de processos de forma consensual. O mutirão de conciliações é realizado em todo o país, através de uma parceria entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho e os 24 TRTs. Trata-se de uma ação para reduzir o volume de processos trabalhistas e promover a celeridade na resolução de conflitos.
Por meio da conciliação, é possível evitar longos litígios judiciais, proporcionando benefícios tanto para trabalhadoras e trabalhadores, como para as empresas envolvidas. Também representa um compromisso institucional com a efetividade da Justiça, contribuindo para a pacificação social e a construção de relações trabalhistas mais harmoniosas.
Confira o Painel da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
Veja as fotos da 7ª Semana Nacional da Conciliação no TRT-6
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Maria Eduarda Vaz / Arte: TST