Publicada em 19/06/2023 às 14h22 (atualizada há 20/06/2023 - 11:39)
O prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região fica no Bairro do Recife, uma região de grande relevância histórica para a cidade, já que possui pontos turísticos como o Marco Zero – praça que marca o início das distâncias rodoviárias dentro de Pernambuco – bem como possui destaque ambiental, por ser cercada pelos Rios Capibaribe e Beberibe e pelo mar. E foi este o cenário da Caminhada Ecológica feita pelo TRT-6 no sábado (17/6).
A concentração foi às 8h30 no prédio-sede, com um café da manhã patrocinado pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Federal (Anajustra), Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Pernambuco (Sintrajuf) e Grupo de Esportes do TRT-6 (Grude6). De lá, os e as participantes seguiram para conhecer a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, que data de 1680, e o Sítio Arqueológico do Pilar, com acervo histórico do mesmo período. A chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal e membro da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, Andrea Leite Guedes Pereira, aproveitou a oportunidade para contar sobre o Programa de Aprendizagem do TRT-6, que proporciona formação técnico-profissional para adolescentes. Hoje 17 jovens integram o Programa, sendo quatro residentes da Comunidade do Pilar.
A caminhada também passou pela Antiga Estação do Brum, Antiga Fábrica da Pilar, Ponte do Limoeiro, monumento Tortura Nunca Mais, Marco Zero e Casa Zero. O historiador e servidor do Tribunal Fábio Correia de Araújo comandou o percurso, fazendo explicações sobre os pontos e sobre características socioambientais da região.
O passeio é uma iniciativa da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e da Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, que recebeu o apoio da Anajustra, do Sintrajuf e do Grude6. O evento integra a programação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho.
Até o final do mês, estão sendo intensificados os estímulos para depositar resíduos de plástico ou vidro, aparelhos eletrônicos, pilhas e óleo de cozinha (usado e armazenado em garrafa PET) no ponto de coleta seletiva do Tribunal e também para fazer doações ao Lar Paulo de Tarso, instituição voltada para crianças e adolescentes em risco social e onde houve um incêndio em abril deste ano. Pede-se roupas, sapatos, brinquedos, roupas de cama, mesa e banho, utensílios de cozinha ou auxílio financeiro com pagamento para o pix 35618933/0001-21 (CNPJ da entidade). Tanto a coleta seletiva como o local de arrecadação de donativos se encontram no térreo do prédio-sede do TRT-6 (Cais do Apolo, 739, Bairro do Recife).
Mais informações:
Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão
(81) 3225-1301 ou 1312
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Texto e fotos: Helen Moreira