Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau promove ações cooperativas na prestação jurisdicional

Gabinete da Corregedoria. Servidoras Daniela Satou e Carolina Pontes; desembargador Fábio Farias

Neste mês de julho, a Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau promoveu duas importantes iniciativas de cooperação entre varas do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

A primeira intervenção foi necessária para atender a um pedido da Vara de Pesqueira, que estava sem de auxiliar de audiência. A questão foi solucionada com a atuação de uma servidora – treinada em audiência e que está lotada na citada Coordenadoria – que utilizou a estrutura da 2ª VT de Jaboatão dos Guararapes. De lá, a servidora auxiliou na sessão por videoconferência, numa audiência na modalidade mista – a juíza, partes e advogados/advogadas estavam presentes em Pesqueira e a auxiliar de audiência, em Jaboatão.

Eficiente, a solução permitiu que o processo tramitasse normalmente, sem precisar adiar a sessão e também poupou o pagamento de diária para um ou uma auxiliar deslocar-se até o Agreste.

O segundo caso foi um atendimento à solicitação da 16ª VT do Recife, para avançar com cálculos em processos, e recebeu o apoio da Corregedoria do Tribunal. Calculistas das duas varas de Barreiros e da 18ª do Recife compuseram a equipe colaborativa de trabalho.

As duas ações constam do relatório semestral de atividades que a coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau, Daniela Satou Lessa Ferreira, com a servidora do 1º Núcleo de Justiça 4.0 - TRT6, Carolina Pontes, entregou ao corregedor do Tribunal, desembargador Fábio Farias, nessa quinta-feira (13/7). Dos pontos relacionados no documento, esses dois especialmente chamaram a atenção do corregedor: o que trata da  solicitação de auxílio da 16ª VT do Recife para elaboração de cálculos e o que diz respeito à solicitação de auxílio para realização de audiências na VT de Pesqueira.

A Coordenadoria, que foi regulamentada por meio do Ato TRT6-CRT Nº 06/2023, tem outras iniciativas de sucesso, por exemplo, na colaboração de assistentes de juízes e juízas para auxiliar na elaboração de minutas de outras varas. As solicitações de auxílio devem ser encaminhadas pelas unidades jurisdicionais, via PROAD, com o assunto: “Auxílio: Divisão de Apoio ao 1o Grau”.

 Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Texto: Helen Moreira/Colaboração de Eugenio Jerônimo     Foto: Helen Moreira