Publicada em 31/08/2023 às 15h46
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio Farias, realizou, no dia 26 de julho, correição ordinária presencial na 3ª Vara do Trabalho de Olinda.
Além do desembargador, da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maranhão, e demais integrantes da equipe da Corregedoria, também participaram da correição o Juiz do Trabalho Titular, Roberto de Freire Bastos, a juíza do Trabalho substituta, Ana Regina Figueroa Ferreira de Barros, o diretor de Secretaria, Caio Márcio Cavalcante Santiago, e demais servidoras e servidores ali lotados/as.
Na ocasião, procedeu-se à leitura do resumo da ata, oportunidade em que se destacou os prazos médios na Unidade da conclusão do processo até a prolação de sentença (18 dias), do início da liquidação até seu encerramento (181 dias), do início da execução até seu encerramento (691 dias) e do ajuizamento da ação até seu arquivamento definitivo (770 dias), vez que se encontram abaixo da média regional, dos tribunais de médio porte, e ainda abaixo da média nacional.
Ainda, em comparativo com o lapso anterior, observou-se melhoria da Vara nos seguintes aspectos: aumento do número de sentenças prolatadas em 174 e de decisões de incidentes processuais em 65; redução de 726 e 332 processos pendentes de solução na fase de conhecimento e no saldo remanescente; diminuição dos prazos médios do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência em 64 dias e da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução em 72 dias.
Verificou-se também que a Vara atingiu as Metas 3 e 5, estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2022 e a meta IAD (Índice de Atendimento à Demanda) instituída por este Regional. Ficou registrado que o resultado da Meta 1 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ (ano de 2022) está suspenso, em razão de incongruência nos números apresentados.
Quanto ao Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST), que dispõe de cinco mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho), em relação ao período de 01o/01/2022 até 31/12/2022, a unidade jurisdicional progrediu, em comparação ao lapso anterior, em relação aos mesoindicadores acervo e produtividade.
Ao final, o corregedor concedeu a palavra a todas e todos os presentes, ocasião em que o juiz Titular, a juíza substituta e o diretor de secretaria verbalizaram agradecimentos ao desembargador Fábio Farias e às servidoras e aos servidores da Unidade.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa [at] trt6.jus.br
Texto e foto: Cortesia (Corregedoria)