Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Evento do TRT6 Saúde alusivo ao Setembro Amarelo traz poesia e música ao Tribunal

Foto do desembargador Fábio Farias no púlpito falando para os presentes

Nesta sexta-feira (1º/9), o hall de entrada do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região foi tomado pela poesia e pela música. “Ressignificando a Saúde Mental Através da Arte”, ação promovida pelo TRT6 Saúde, foi marcada pelas apresentações culturais e pela abordagem direta e esclarecedora sobre o suicídio, temática da campanha Setembro Amarelo.

Veja as fotos do evento.

Na abertura do encontro, o desembargador Fábio Farias, corregedor do TRT-6, destacou a necessidade de ações que debatam o tema como forma de prevenção ao suicídio. “Boa parte dos casos poderiam ter sido evitados. Precisamos conversar sobre isso para podermos identificar os sinais de quem precisa de ajuda”, disse. E para dar mais informações ainda sobre o assunto, também houve a participação de profissionais da área. O coordenador da unidade da Clínica em Atenção Primária à Saúde do TRT6 Saúde, Túlio Paulo Alves da Silva, e a psicóloga da unidade, Mariana Aires, falaram sobre o tema para quem estava presente.

Já as apresentações artísticas ficaram por conta do servidor Eugênio Paccelli, com o mini recital “A grande poesia das pequenas coisas”. Na sequência, a performance do Maracatu Maraca, com o espetáculo Educação Popular e Valorização da Cultura Nordestina, fez todo mundo entrar na dança, com tudo acabando em ciranda.

Na plateia, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados e também a desembargadora Carmem Vieira.

Setembro Amarelo

Em 2003, a OMS instituiu o 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. A partir desse marco, o mês passou a ser dedicado a ações e debates com o objetivo de patrocinar o bem-estar e a saúde mental. Já a cor foi escolhida por causa da história de Mike Emme, jovem americano que, em 1994, tirou a vida dirigindo seu Mustang 68 amarelo. Familiares espalharam fitas amarelas com mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando problema semelhante, iniciando, assim, a campanha de prevenção ao suicídio Yellow Ribbon.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Léo machado / Foto: Maria Eduarda Vaz