Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 empossa os desembargadores Virgínio Benevides e Carmen Vieira

Nesta sexta-feira (15/9), aconteceu a posse solene do novo desembargador e da nova desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região: Virgínio Henriques de Sá e Benevides e Carmen Lucia Vieira do Nascimento. A cerimônia foi na Sala de Sessões do Pleno, na sede do Tribunal, e foi conduzida pela presidente da instituição, a desembargadora Nise Pedroso.

 A presidente ressaltou a alegria em recepcionar os novos colegas de bancada, destacando que são duas pessoas vocacionadas para o ofício de julgar, com larga experiência nas unidades judiciárias por onde passaram e com grande capacidade de trabalho. O discurso de boas-vindas, contudo, ficou a cargo do vice-presidente do Tribunal, o desembargador Sergio Torres Teixeira, que, logo no início, anunciou que a homenagem foi construída de forma colaborativa, com base em conversas que teve com familiares, amigos/amigas e pessoas que dividiram a trajetória profissional da desembargadora Carmen Vieira e do desembargador Virgínio Benevides.

Nascida no Recife-PE, graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e com curso em Sevilha, na Espanha, a desembargadora Carmen Vieira iniciou sua carreira no TRT-6 como servidora. A atuação como juíza começou em 1989 e se deu em varas do trabalho de Serra Talhada, Pesqueira, Jaboatão dos Guararapes e Recife. A maior parte de sua história profissional foi como titular da 7ª VT do Recife, onde atuou por mais de duas décadas, despedindo-se para ser empossada no cargo de desembargadora.

O orador também destacou outros aspectos da vida da homenageada, como a veia artística, pois Vieira é poetisa e pintora, inclusive recebeu destaque literário e possui três livros publicados. Também falou da família, da personalidade, do gosto pela aventura e por explorar novas culturas e da competência com a qual profere as decisões judiciais. “O amor está sempre presente na Carmen”, resumiu o desembargador Sergio Torres Teixeira sobre todos esses lados.

O aspecto artístico se fez presente no discurso da desembargadora: “Vivo um dia por vez. A idade, para mim, não tem significado maior além do aprendizado ao longo do caminho, admirar atitudes, fazer exemplos para a minha vida e neutralizar-me daquilo que meu coração rejeita”. Teceu agradecimentos à família e a juízes, juízas, servidores e servidoras com as/os quais já dividiu o dia a dia de trabalho. E enfatizou: “Serei juíza até o apagar da minha existência nessa fase terrena”.

O desembargador Virgínio Benevides é natural de João Pessoa-PB, graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e possui três pós-graduações na área. Foi bancário e servidor, antes de assumir a magistratura do TRT-6 em 1993, havendo trabalhado em unidades do Sertão, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul, além de ter atuado como juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal, entre 2011 e 2015. Antes da promoção à segunda instância ocupava a titularidade da 2ª VT de Goiana e a coordenação do Centro de Conciliações/Cejusc da cidade. Atualmente está na gestão do Programa Trabalho Seguro em Pernambuco.

Além do histórico de trabalho, o vice-presidente do TRT-6, Sergio Torres Teixeira, falou sobre a importância da família para o desembargador Virgínio Benevides. Contou que foi por influência do pai e do irmão que Virgínio procurou a carreira no Direito. Além disso, mostrou um trecho da fala de uma das filhas do homenageado, na qual ela conta um pouco da rotina com o pai e destaca “ele está sempre disposto a ajudar todo mundo”.

Em sua fala, o novo desembargador falou sobre a sua satisfação em integrar a Justiça do Trabalho, a qual descreveu como “o ramo mais social do Direito”. Falou sobre as inovações tecnológicas que presenciou ao longo de suas três décadas no Tribunal: viu a máquina de escrever ser substituída por computadores e os volumes de processos em papel migrarem para o sistema PJe. Também discorreu sobre os desafios e responsabilidade da JT, dentre elas a proteção do trabalhador frente à automação e ao combate às cruéis formas de explorações do ser humano, como o trabalho análogo à escravidão e o trabalho infantil.  Agradeceu aos seus familiares, amigos/as, colegas, professores/as e profissionais que lhe acompanharam na carreira.

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Ana Carolina Lima Vieira; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região, Rafael Val Nogueira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, Fernando Ribeiro; e o advogado e irmão do des. Virgínio, Solon Benevides, também discursaram durante o evento.

Ainda houve homenagens às desembargadoras que anteriormente ocupavam as vagas na bancada do TRT-6: Eneida Melo, que acompanhou a solenidade; e Maria do Socorro Emerenciano, falecida no início deste ano. Ambas foram citadas pela sabedoria, competência, gentileza nas relações e dedicação ao Tribunal e àqueles/àquelas que recorrem à Justiça.

A mesa de honra da cerimônia foi formada pelas desembargadoras e desembargadores do TRT-6, bem como pela procuradora-chefe do MPT-6, Ana Carolina Lima Vieira; o presidente da Amatra VI, Rafael Val Nogueira; e o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. Além do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, do deputado Adriano Galdino; da presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco, Alexandra Vilela; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, André Guimarães; do superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Antônio de Pádua; pelo senador Fernando Dueire; do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Isaías Andrade Lins Neto; do procurador do Estado de Pernambuco, Jorge Luiz Nogueira de Abreu; do procurador-geral da cidade do Recife, Pedro Pontes; do desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região Rogério Fialho; do desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, Saulo Benevides; e do chefe do Estado Maior do Comando Militar do Nordeste, general de brigada, Luiz Duarte de Figueiredo Neto.

Confira o álbum de fotos 

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)
imprensa@trt6.jus.br
Texto: Helen Moreira / Fotos: Roberta Mariz