Publicada em 31/10/2023 às 10h07 (atualizada há 01/11/2023 - 12:19)
A XVIII Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, ocorrerá entre 6 e 10 de novembro. A campanha em prol dos acordos processuais, realizada desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, que selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito.
Interessadas e interessados em incluir o processo na Semana devem procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita. As conciliações pretendidas durante a campanha são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores.
Conciliação no TRT-6
A conciliação é uma forma rápida e eficiente de solucionar os processos e pode ser feita a qualquer tempo, independentemente da fase processual. Se você tem interesse em fazer acordo, basta solicitar o agendamento de audiência de tentativa de conciliação por meio de petição ou preenchendo o formulário virtual. A juíza ou juiz examinará o seu requerimento e, uma vez incluído o processo na pauta de audiência, as partes serão notificadas acerca da data.
Visite o Portal da Conciliação do TRT-6 e saiba mais.
Confira o vídeo do CNJ sobre a SNC
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br