Publicada em 13/11/2023 às 15h52 (atualizada há 13/11/2023 - 16:14)
O desembargador Larry da Silva Oliveira Filho despediu-se da rotina no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região na sessão do Pleno desta segunda-feira (13/11), após 34 anos de magistratura na instituição. A solenidade contou com homenagens das amigas e dos amigos de bancada, das servidoras e servidores do gabinete e da turma do desembargador, de familiares e de advogadas e advogados.
Nas palavras da presidente da Corte, desembargadora Nise Pedroso, a cerimônia foi uma oportunidade de agradecer e homenagear o desembargador Larry Oliveira, a quem descreveu como leve, espirituoso e que sempre trouxe um clima de descontração ao convívio. O bom humor, a simplicidade e a gentileza com que trata as outras pessoas foram características atribuídas ao homenageado por diversas/os colegas e familiares que discursaram na ocasião.
Quem trabalha com o desembargador falou sobre a saudade que ele irá deixar, mas também ressaltou a competência com que o magistrado cumpriu sua missão institucional. Houve muitas declarações desejando que a nova etapa de vida traga desafios, surpresas e muitas felicidades.
“Sei que esse momento lhe chega nostálgico, mas também lhe traz alegrias e essas devem também ser ressaltadas: alegria pelo dever cumprido com maestria, alegria pelos inúmeros colegas e amigos que você conquistou, cultivou e que irão perdurar por toda a sua vida. Alegria por ter a oportunidade de galgar outros sonhos e realizações com melhor qualidade de vida”, falou a desembargadora Solange Moura de Andrade, que, além de colega de trabalho, é a companheira de vida do desembargador Larry Oliveira.
O início do romance dos dois foi lembrado por algumas pessoas que discursaram na cerimônia. Afinal o relacionamento surgiu nos corredores do Tribunal, há mais de 30 anos, quando ela era servidora da junta de conciliação e ele, advogado.
Houve muitos momentos assim, em que os convidados falaram das suas lembranças com o homenageado. A desembargadora Dione Furtado, por exemplo, lembrou-se de ouvir o desembargador Larry, quando ainda advogado, conversar com um colega sobre a importância de prestigiar a paz e o bom relacionamento. Já o desembargador Luciano Alexo contou um pouco sobre quando ambos iniciaram a carreira de juiz e trabalharam em Maceió (AL). A juíza Marília Gabriela Mendes Leite de Andrade, por sua vez, contou sobre como o homenageado foi importante para lhe encorajar nas primeiras audiências.
“Pude perceber como o senhor foi e é um exemplo para muitos, exemplo de amor pelo Direito, pela Justiça, exemplo de seriedade e simplicidade, de conhecimento. Exemplo de como tratar a todos”, falou o filho Matheus Oliveira, bastante emocionado.
Houve quem preferiu citar músicas, poemas ou passagens bíblicas para falar no momento de homenagens. Assim, a sessão também contou com trechos de Lenine, Manoel de Barros, Cora Coralina e Mário Sérgio Cortella. Além disso, o magistrado recebeu duas placas de homenagem.
Também emocionado, o desembargador Larry agradeceu aos presentes e falou sobre a sua caminhada de muito trabalho, que foi trilhada com felicidade. Encerrou agradecendo todo o carinho que recebeu, pediu perdão se cometeu alguma injustiça e realizou uma oração.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Moreira / Fotos: Jéssica Marques / Helen Moreira / Maria Eduarda Vaz