Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 recebe visita de representantes do governo norte-americano

Grupo de Trabalho de Formação e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco realizou um encontro, na terça-feira (14/11), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. Na ocasião, o GT recebeu a visita de uma comitiva do governo norte-americano que veio conhecer as iniciativas em relação ao tema desenvolvidas pelas entidades ligadas à repressão desse tipo de prática criminosa no estado.

A presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedrosos, prestigiou a abertura do encontro, na Sala de Sessões do Pleno, dando as boas-vindas à comitiva americana e aos membros do Grupo de Trabalho. “O TRT agradece ao desembargador Paulo Alcantara, que está à frente desse tema, e saibam que a casa está sempre receptiva para acolher vocês nesse trabalho tão importante”.

Coordenador do GT, o desembargador Paulo Alcantara conduziu o encontro, explicando as iniciativas já efetivadas pelo Grupo, a exemplo da realização de dois workshops, um curso temático e um seminário internacional, além dos lançamentos da campanha “Rede conectada para prevenir”, do podcast sobre tráfico humano e da versão em português do "Guia para desenvolver uma resposta às vítimas do tráfico de pessoas".

“Um dos nossos objetivos para 2024 é fazer com que o Governo de Pernambuco restaure o Comitê Estadual de Combate ao Tráfico de Pessoas, suspenso desde 2012. Também pretendemos ampliar as iniciativas, levando ações para cidades-polos do interior em caravanas. Saber que pessoas, hoje em dia, ainda são negociadas, me incomoda muito, por isso, vamos trabalhar duro para mudar esse cenário”, comentou o magistrado.

Em seguida, Amani Lwanzo, gerente do Programa Anti-Tráfico da Embaixada dos EUA no Brasil, elogiou a atuação em conjunto das instituições na causa. “Um trabalho incrível está sendo feito aqui. Embora o tema seja muito pesado, é reconfortante saber que há pessoas trabalhando arduamente. Esperamos que esta iniciativa possa ter um impacto, não apenas para o Brasil, mas para a América Latina, para o mundo”.

A consultora do Programa de Erradicação da Escravidão Moderna do Departamento de Estado dos EUA, Lauren Frey, disse que o governo americano está honrado por ser parceiro do GT. “Estamos muito entusiasmados com este projeto e impressionados com o trabalho que estão fazendo. Saibam que minha equipe está usando todas as ferramentas para pressionar o governo brasileiro a agir seriamente contra o tráfico de pessoas no país".

Também participaram do encontro a procuradora do MPT-PE Tatiana Bivar; a secretaria-executiva de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, Elizabete Godinho; Reini Peter, Débora Aranha, Anália Ribeiro e Ana Cecília Cuentro, da Freedom Fund; Mona Lisa Dourado, da Heal Trafficking; Itamar Gonçalves, da Childhood Brasil; Wladimir Reis e Emerson Diniz, da GTP+; Rosana França e Inês Tenório, do Coletivo Mulher Vida; Daniela Florêncio, da Cáritas Brasil; Vanessa Pedroso, da Unicap; e Edjane Santana, da OIM; além de Jaime Januário e Camilla Barros, assessores de gabinete do TRT-6.

Veja mais fotos.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Divisão de Comunicação Social (DCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Foto: Maria Eduarda Vaz