Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Contribuições do frevo para a memória, saúde e bem-estar são temas de palestra no TRT-6

foto de pessoas em pé dentro de um auditório. No palco uma professora fala ao microfone. O local possui alguns enfeites de Carnaval, sobrinha e estandarte

O frevo, ritmo símbolo da cultura pernambucana, pode ser um estímulo para melhorar a saúde física e mental. Com isso em mente, representantes do Memorial da Justiça do Trabalho e do TRT6 Saúde se uniram para criar o projeto Memória, Saúde e Bem-estar através da Frevosofia.

Ao longo desta semana, tradicionais blocos carnavalescos de Recife e Olinda compareceram à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região para fazer um mural de estandartes no hall de entrada do edifício.

E, nesta sexta-feira (19/1), na sala de sessões do Pleno, houve palestras de Valéria Vicente, professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba, e de Ferreirinha do Frevo, servidor do Tribunal e conhecido entusiasta da cultura carnavalesca pernambucana.

“É uma mudança muito grande de espírito no nosso Tribunal, que vem sendo transformado, que tem sido convocado a participar de todos esses eventos da sociedade. Não só no Carnaval, mas também em movimentos contra racismo, contra a violência à mulher, movimentos relacionados ao público LGBTQIA+” falou a desembargadora decana do TRT-6 Gisane Barbosa de Araújo, na ocasião da abertura.

Em sua palestra, a professora Valéria Vicente, contou que o Carnaval faz ligação com temas como ancestralidade, memória, saúde e conexões. “Todos nós temos uma memória de Carnaval”, falou. Explicou que a memória, inclusive, alcança o coletivo, por exemplo, com a multidão cantando uma mesma música.

Para ela, a festa é uma tecnologia de encontros, que há mais de 100 anos contribui para a sociedade pernambucana se adaptar a mudanças e formar uma identidade. Ressaltou que, hoje, tais encontros são regados a abraços e sorrisos, o que fortalece a conexão social.

Outro benefício citado por ela é de nível físico: torções e pulos do frevo fazem ativar energia, liberar estresse e conectar as pessoas com suas emoções.

Ferreirinha, segundo palestrante, contou sua experiência. Ele procurou o frevo para construir hábitos mais saudáveis, mas foi se encantando com o passo e o ritmo passou a permear vários campos de sua vida.

A mesa de honra do evento inaugural foi formada pela desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, pelo desembargador Milton Gouveia, pelo diretor da Secretaria de Autogestão em Saúde, Renato Pinto, e pelo coordenador de Gestão Documental e Memória, Ricardo Rezende.

O desembargador Milton Gouveia ressaltou ter orgulho da Justiça do Trabalho, porque ela é o ramo do Judiciário que tem o viés mais social. E que eventos assim reforçam essa essência.

O diretor Renatto Pinto, por sua vez, explicou que saúde não é só a ausência de doenças, mas também a sensação de felicidade, que precisa ser cultivada. E a cultura popular traz grandes contribuições para isso, bem como para a conexão presencial entre os seres humanos (e não por equipamentos digitais). Ricardo Rezende concluiu citando outras ações que irão ocorrer no projeto: “Vamos ter vários momentos enriquecedores”.

Após a palestra, os presentes foram convidados a participar de uma apresentação de frevo, com passistas e orquestra.

O projeto Memória, Saúde e Bem-estar através da Frevosofia segue até 9 de fevereiro, na sexta-feira de Carnaval, quando os blocos carnavalescos institucionais do Tribunal irão se reunir para um desfile na área externa do edifício-sede. As ações integram a campanha Janeiro Branco, em prol da saúde mental.

Álbum de fotos.

Confira a programação e faça sua inscrição para as atividades:

Oficina de Frevo

Dias: 26/1 e 2/2

Horário: 16h às 17h

Local: Boulevard do TRT-6

Inscrições: https://forms.gle/i1UNNZVdvMwAecq98

Concentração de blocos carnavalescos institucionais do TRT-6

Dia: 9/2

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifHorário: 11h

Local: Boulevard do TRT-6

Adesão livre

--

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte. 
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e fotos: Helen Moreira