Publicada em 30/01/2024 às 13h36 (atualizada há 30/01/2024 - 13:43)
As desembargadoras e os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região reuniram-se em sessão administrativa nesta segunda-feira (29/1) e, sob a coordenação da presidente da instituição, desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa, conversaram sobre os seguintes assuntos:
Fórum Trabalhista do Recife: foi um momento para celebrar e agradecer a todas e todos que contribuíram para que as Varas do Trabalho do Recife ganhassem a sua sede própria, em especial aos senadores Fernando Dueire e Veneziano Vital do Rêgo, aos deputados federais Túlio Gadelha e Daniella Ribeiro, aos desembargadores Eduardo Pugliesi e Virgínio de Sá e Benevides, à assessora parlamentar da Presidência do TST, Clara Maria Alves de Souza, e aos servidores Wlademir Rolim, Sérgio Mello e Ana Luíza Marinho, além de todos os integrantes da Comissão Especial do Fórum Trabalhista do Recife.
“É um fato histórico para o Tribunal”, falou o desembargador Ivan de Souza Valença Alves, que destacou que este era um objetivo institucional antigo, que teve alguns percalços até ser alcançado. Inclusive o coordenador do Comitê de Documentação e Memória do TRT-6, desembargador Milton Gouveia, registrou que irá preservar essa jornada no Memorial do Tribunal. O desembargador Eduardo Pugliesi, por sua vez, lembrou-se dos trabalhos necessários para concretizar a aquisição do imóvel: pesquisas, visitas, reuniões, etc.
“Fiquei muito feliz e sei que compartilho isso com vocês”, afirmou a presidente do Tribunal. Ela comunicou que o novo prédio irá comportar as 24 Varas do Trabalho do Recife e as unidades importantes para a atividade do Fórum, por exemplo, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do 1º Grau de Jurisdição (Cejusc) e a Polícia Judicial, além disso, terá um auditório próprio, o que irá facilitar a realização de capacitações no local.
A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Ana Carolina Vieira, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra VI), juiz Rafael Val Nogueira, também trouxeram palavras de apoio e de comemoração.
Homenagens ao servidor mais antigo: aposentando-se após quase 52 anos de TRT-6, o servidor José Carlos dos Santos recebeu homenagens do Pleno. “Ele me mostrou que a felicidade só se acha quando se tem um coração repleto de amor ao próximo”, falou, emocionada, a desembargadora Maria Clara Saboya, que trabalhou junto ao servidor por vários anos. “Você, Zé, é uma estrela de primeira grandeza, irradiante como o sol, bondoso, íntegro, honrado, leal e de um caráter irrepreensível”, continuou.
Demais participantes da sessão também fizeram suas homenagens. Também emocionado, José Carlos falou que leva muitas boas lembranças e agradeceu às pessoas com quem conviveu e construiu boas relações no trabalho.
Jaboatão dos Guararapes: ficou deliberada a extinção da distribuição diferenciada de casos novos para a 7ª VT de Jaboatão dos Guararapes e a volta da distribuição equitativa entre todas as unidades do Fórum, a partir de 1º de fevereiro. Desde a sua instalação, em outubro de 2023, a 7ª VT do município recebia mais ações que as demais varas, com a finalidade de proporcionar um equilíbrio processual.
TST: a desembargadora-presidente Nise Pedroso ressaltou que esta é a última sessão que o desembargador Eduardo Pugliesi participa antes de seguir para Brasília como convocado do Tribunal Superior do Trabalho, para atuar no gabinete do ministro Guilherme Caputo Bastos.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Texto: Helen Moreira / Fotos: Roberta Mariz e Helen Moreira