Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Inspeção Geral no TRT-6 revela excelente desempenho das unidades judiciárias

Por determinação da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, as unidades judiciárias do TRT-6 realizaram a inspeção da regularidade dos serviços internos, no período de 8 a 12 de janeiro. A atividade incluiu as Varas do Trabalho, os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, os Núcleos de Justiça 4.0, a Secretaria de Distribuição de Mandados Judiciais, a Divisão de Hasta Pública, a Divisão de Pesquisa Patrimonial e a Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau.

Por ocasião da inspeção, o corregedor regional, desembargador Fábio Farias, determinou às juízas e juízes do primeiro grau que orientassem diretoras e diretores de Secretaria ou chefes, coordenadoras e coordenadores de unidades a apurar os dados solicitados e compilar os resultados em um relatório a ser remetido à Corregedoria. A determinação levou em consideração a necessidade de reduzir o tempo de tramitação dos processos e de estabelecer critérios de trabalho que tragam melhorias à prestação jurisdicional.

A inspeção geral, prevista no Ato TRT6-CRT 13/2023 e regulamentada no Provimento da Corregedoria 3/2023, permitiu a continuação da autoinspeção pelas unidades judiciárias até 22 de janeiro, visando melhorar ainda mais as informações presentes nos diversos observatórios da atividade-fim do Regional. Durante os trabalhos, os processos prioritários, elencados no Ato, foram inspecionados, e as unidades realizaram ações necessárias a resolver pendências processuais, por exemplo expedir alvarás, elaborar despacho, decisão ou sentença e atualizar cálculos.

Através do sistema PowerBI*, a Corregedoria pôde acompanhar o percentual de cumprimento da inspeção. De uma avaliação global, foi possível constatar o excelente desempenho das unidades judiciárias inspecionadas no cumprimento dos itens propostos. Os dados revelam a variação percentual de 87,11% a 100%, demonstrando a correção dos itens indicados, que refletem na melhoria da prestação jurisdicional. Confira os principais resultados (dados atualizados até 25/1/2024):

*Power BI
Recentemente, a Corregedoria passou a contar com o InspTRT6, um painel em Power BI (serviço de análise de dados), desenvolvido para o monitoramento da inspeção anual nas Varas do Trabalho. Para melhor controle, a nova ferramenta dividiu as VTs nos seguintes polos: Capital, Região Metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão. Até 18 de dezembro de 2023, existiam mais de 86 mil casos a serem saneados, mas, com o novo sistema, no dia 22 de janeiro, já haviam sido inspecionados 90% desses processos.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Texto: Fábio Nunes / Imagem: Taciana Lins