Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Escola Judicial do TRT-6 realiza abertura do ano letivo

fotografia de pessoas assistindo uma palestra em um auditório

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região realizou nessa segunda-feira (5/3) a abertura do ano letivo de 2024. O evento teve como ponto alto a conferência proferida pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alexandre Luiz Ramos, com o título “A linguagem simples no Poder Judiciário como instrumento de acessibilidade e cidadania.”

Em sua palestra, o ministro destacou o cuidado que quem pretende se comunicar precisa ter com quem vai receber o texto. “Em comunicação, não importa o que você disse, mas o que o outro entendeu”, afirmou. O ministro Alexandre Ramos esclareceu ainda que o emprego de um estilo simples não afeta a natureza complexa dos processos judiciais. “Simplificar linguagem não significa reduzir a complexidade das questões jurídicas”, explicou.

No discurso que deu início ao evento, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargadora Nise Pedroso, sublinhou a relevância do tema escolhido pela Escola e abordado pelo ministro Alexandre Luiz Ramos. “É de suma importância para a sociedade porque ajuda na melhoria do acesso à justiça e na diminuição dos impactos de uma segregação histórica que permeia o Judiciário nesta interação com as pessoas que não transitam por este Poder e, portanto, não estão entrosadas na compreensão dessa difícil comunicação”. Por fim, a presidente convidou a todos e todas para o uso geral da linguagem simples, “utilizando palavras diretas, que sejam facilmente compreendidas, seja na produção de nossas decisões, seja na comunicação com a sociedade”, defendeu a desembargadora Nise Pedroso.

Diretor da Escola Judicial em exercício, o desembargador Ivan Valença, ao falar sobre a prática da linguagem simples afirmou que “Este é o caminho para uma justiça verdadeiramente democrática e inclusiva, onde cada cidadão se sente parte integrante do processo judicial, capacitado a compreender e defender seus direitos.”

Coube ao desembargador Eduardo Pugliesi – diretor da Escola Judicial licenciado porque está convocado pelo TST – fazer a saudação do ministro Alexandre Luiz Ramos. Eduardo Pugliesi destacou a formação intelectual do ministro e sua importância para o mundo do Direito do Trabalho.

Na conclusão do simpósio, ocorreu o lançamento da cartilha Linguagem simples na Justiça do Trabalho. (.pdf 2.5 MB) O texto segue a Recomendação nº 144/2023, do Conselho Nacional de Justiça , que orienta que os textos jurídicos e administrativos empreguem uma forma que possibilite a compreensão por todas as pessoas. A obra, de autoria de Ana Elizabeth Japiá e Eugênio Jerônimo, servidora e servidor do TRT-6, é uma publicação da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

Participaram do evento os desembargadores Sergio Torres e Fábio Farias, vice-presidente e corregedor do TRT-6; a juíza coordenadora da Ejud-6, Wiviane Souza, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, Ana Carolina Lima Vieira; a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; e a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco, Alexandra Vilela. O Simpósio contou com a presença de diversos representantes do mundo jurídico: desembargadores, desembargadoras, juízes e juízas do TRT-6; advogados e advogadas.

Atração Cultural – No início da programação, o poeta, ator, compositor e apaixonado pela cultura popular, Toinho Mendes, divertiu a plateia fazendo improvisos. Em seus versos, homenageou as autoridades e tratou do tema central do evento, a linguagem simples no Judiciário.

Curso - Em continuidade à discussão do tema de abertura do ano letivo, aconteceu nesta terça-feira (5/3) o curso “Linguagem Simples no Poder Judiciário”, ministrado por Nivaldo Dóro Júnior, assessor do ministro TST Alexandre Luiz Ramos.

Álbum de fotos.

Cartilha Linguagem simples na Justiça do Trabalho.  (.pdf 2.5 MB)

-------

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto:Eugênio Jerônimo / Foto: Roberta Mariz