Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

“I Encontro de Autogestões em Saúde da Justiça do Trabalho" reúne representantes de TRTs de todo o Brasil em Recife

A Secretaria de Autogestão em Saúde e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região promoveram o I Encontro de Autogestões em Saúde da Justiça do Trabalho, nos dias 12 e 13 de março, na sede da Ejud-6, reunindo representantes relacionados à temática de todo o Brasil: de diversos Tribunais Regionais do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho e de outras entidades privadas e públicas.

O evento teve por objetivo disseminar o modelo de autogestão para a assistência à saúde de magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Justiça do Trabalho, possibilitar um espaço permanente de intercâmbio de experiências e informações sobre o tema entre os tribunais regionais e construir mecanismos de articulação entre as autogestões em saúde na Justiça Trabalhista.

A presidente do TRT-6 e do Conselho Deliberativo do TRT6 Saúde, desembargadora Nise Pedroso,  representando a mesa de honra do evento, colocou que, neste ano em que o TRT6 Saúde completa cinco anos de sua implantação, poder sediar esse encontro e compartilhar as experiências desenvolvidas pelo Regional traz um sentimento de contribuição para essa discussão tão necessária sobre os desafios enfrentados no segmento de saúde no Brasil.

“O modelo de autogestão desponta como solução promissora, capaz de colocar nas mãos dos próprios envolvidos o controle e a responsabilidade sobre seu bem-estar. Ao operacionalizarmos o controle sobre nossos destinos, construiremos um caminho mais justo, participativo e centrado nas necessidades específicas das magistradas, magistrados, servidoras e servidores, dependentes e pensionistas da Justiça do Trabalho. Um espaço permanente de troca de experiências e informações é essencial para o sucesso da autogestão. Esse encontro não é apenas um evento isolado, mas, sim, o marco inaugural de um intercâmbio contínuo, em que os Tribunais Regionais poderão aprender uns com os outros, compartilhando sucessos, desafios e soluções inovadoras.”

O evento contou com uma palestra inaugural com o presidente da Unidas Nacional, Anderson Mendes, falando sobre “Autogestão como Modelo de Assistência à Saúde: perspectivas e desafios”. 

Em continuidade, se seguiram várias mesas de discussão.  A mesa 1, com o tema: “Sustentabilidade e Governança nas Autogestões em Saúde da Justiça do Trabalho”, teve como palestrantes os diretores das Autogestões na Justiça do Trabalho do TRT-6, Renatto Pinto; do TRT-5 (BA), André Liberato; do TRT-8 (PA/AP), Simone Pípolos; e do TST, Marcus Vinicius.

O tema da mesa 2 foi “Atenção Primária à Saúde como Estratégia de Coordenação do Cuidado dos Beneficiários”, com a participação do representante da AP&E Consultoria e Soluções em Saúde, Éverton Silva, e da chefe da Divisão de Políticas e Ações de Saúde do TRT6 Saúde, Ana Cláudia Melo.

Na mesa 3, “Planejamento e Gestão dos Contratos de Auditoria Médica”, discursaram a representante da Audicare Auditoria e Gestão em Saúde, Sebastiana Rodrigues; e o representante da Murta Consultoria Gestão e Auditoria em Sistema de Saúde, Fernando Murta.

“Experiências de Compartilhamento de Rede Credenciada” foi o tema da mesa 4, encerrando o primeiro dia do Encontro, com falas da diretora de Promoção e Assistência à Saúde da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (CAMED), Emanuella Faheina; e do diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI), Fernando Amaral.

No segundo dia de atividades, a mesa 5 de palestras, de tema “Trilhas Temáticas”, contou com a presença do sócio fundador e CEO da Carefy, Marcelo Alexandre Santos, falando sobre  “Ferramentas Tecnológicas para apoiar o Atendimento e a Gestão”, e do diretor-geral da NDVIDA, Cláudio Gusela, discorrendo sobre “Programas de Prevenção em Saúde”.

A mesa 6, de encerramento do evento, contou com o retorno dos participantes da mesa 1, os diretores das Autogestões na Justiça do Trabalho do TRT-6, Renatto Pinto; do TRT-5 (BA), André Liberato; do TRT-8 (PA/AP), Simone Pípolos; e do TST, Marcus Vinicius, para falar sobre “Perspectivas para Articulação Nacional das Autogestões da Justiça do Trabalho”.

“A união faz a força”, conforme colocou a desembargadora Nise Pedroso. “A construção de mecanismos sólidos de articulação entre as autogestões em saúde, com promoção da sinergia para superação de obstáculos comuns, fortalece as iniciativas individuais dos regionais e almeja garantir um modelo eficaz, sustentável e eficiente. Esse encontro não é apenas uma reunião de ideias, é o ponto de partida para uma mudança significativa e progressiva na construção de uma comunidade mais conectada, colaborativa e resiliente. Um catalisador de uma evolução positiva na forma como é abordada e vivenciada a saúde na comunidade judicial brasileira”, destacou a magistrada. 

Álbum de fotos (link externo)
 

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto:Silvio Britto / Fotos: Roberta Mariz, Fábio Nunes