Publicada em 26/03/2024 às 15h34 (atualizada há 26/03/2024 - 17:08)
O Tribunal Federal do Trabalho da 6ª Região e a Escola Judicial do TRT-6 promoveram a palestra “Vetores Estratégicos no Enfrentamento ao Feminicídio” na sala de sessões do Tribunal Pleno, às 14h desta segunda-feira (25/3). O evento encerrou a campanha Dona de Mim, que encampou várias iniciativas em celebração ao mês da mulher.
A presidente do TRT-6 e coordenadora do Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, desembargadora Nise Pedroso, a subcoordenadora do Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, juíza Roberta Araújo, e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 6ª Região, Ana Carolina Vieira, compuseram a mesa de abertura.
Os palestrantes do evento foram os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadores que têm desenvolvido importantes estudos sobre a violência contra a mulher, com foco no uso da tecnologia como ferramenta de combate à violência de gênero:
Sílvia Rebeca Sabóia Quezado - graduada em Direito, mestre em Direito Privado pelo Centro Universitário 7 de Setembro, pesquisadora da UFC, idealizadora do Painel da Mulher e do software “Proteção Na Medida” instituídos pelo TJCE e pesquisadora apoiadora pela Fundação Cearense de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap);
José Antônio Fernandes de Macedo - professor associado e coordenador do programa de pós-graduação do programa de mestrado e doutorado do Departamento de Tecnologia da Informação da UFC, mestre em Informática e doutor em Ciência da Computação e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Durante a palestra foram demonstrados exemplos da pesquisa científica, dos dados coletados e dos instrumentos correlatos desenvolvidos por ambos. Com base nisso,as ferramentas modernas de análise de bancos de dados extensos (big data) permitem compreender e planejar de forma mais eficiente e estratégica as políticas de enfrentamento da violência contra a mulher nos seus diversos aspectos. Houve também anúncio de parceria futura com o TRT-6 e a Ejud-6 no enfrentamento dessa violência.
Os pesquisadores, juntamente com o juiz Tiago Dias da Silva, publicaram o reconhecido e premiado livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”, que foi vencedor, na categoria “Produção Científica”, do Prêmio Juíza Viviane Vieira Do Amaral, outorgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. A premiação foi um marco para o Insight Data Science Lab da UFC.
Marcaram presença no evento o corregedor do TRT-6, desembargador Fábio Farias, o desembargador Paulo Alcantara, a desembargadora Solange Moura de Andrade, a juíza titular da 1ª VT de Olinda, Ana Cristina da Silva, a juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ana Cristina de Freitas Mota, a coronel da Polícia Militar de Pernambuco, Cristiane Vieira de Albuquerque, a advogada da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil - Pernambuco, Silvia Nogueira, a delegada da Polícia Civil de Pernambuco, Ana Luíza de Mendonça, além do público participante.
Após a palestra houve a exposição “Elas em Arte”, no hall do Tribunal Pleno, com a participação das pintoras Carmem Vieira, Célia Campelo, Dirce Camargo e da fotógrafa Elisangela Freitas.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Foto: Helen Moreira